terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aluguel aumenta 0,5% em São Paulo em outubro

Já nos últimos 12 meses encerrados em outubro de 2012, os preços dos novos contratos de aluguel atingiram alta de 9,15%, resultado muito superior ao da inflação

Os preços dos aluguéis mostraram que ainda têm fôlego para crescer no final do ano em São Paulo e registraram uma alta ainda maior em outubro.

Segundo pesquisa mensal do Secovi-SP (sindicato da habitação), divulgado nesta terça-feira, os contratos de locação residencial assinados no décimo mês de 2013 na capital paulista apresentaram um aumento médio de 0,5% em relação a setembro.
Os imóveis de um quarto foram os que tiveram maiores elevações médias no aluguel: 1% em outubro (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

A alta é maior do que o verificado no último levantamento da entidade, que mostrou que as parcelas de aluguel haviam sido reajustadas 0,2% acima dos valores registrados em agosto.
Já nos últimos 12 meses encerrados em outubro de 2012, os preços dos novos contratos de aluguel atingiram alta de 9,15%, resultado muito superior ao da inflação registrada no mesmo intervalo (outubro de 2012 a outubro de 2013).
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que é o índice mais utilizado como base para o reajuste anual dos contratos em vigor, foi de 5,27%.
“É certo que, nos próximos meses, o aluguel continuará subindo acima do IGP-M, no acumulado de 12 meses. Mas, essa diferença já foi bem maior. Em agosto, por exemplo, eram seis pontos percentuais; em outubro, de 3,9%”, comparou Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi, via nota.
Ainda segundo a entidade, as residências de um quarto foram as que tiveram maiores elevações médias no aluguel: 1% em outubro. Já os imóveis de três dormitórios registraram alta de 0,6%, enquanto as moradias de dois quartos ficaram com seus valores estabilizados no período.
A modalidade de garantia mais utilizada foi o fiador, usado em 47,5% das locações efetuadas. O depósito de três meses de aluguel também foi muito utilizado, em cerca de um terço dos casos. Já o seguro-fiança foi o instrumento jurídico aplicado em um quinto das negociações.
Confira a evolução dos reajustes dos aluguéis no ano:
jan/13 – 0,5%
fev/13 – 0,7%
mar/13 – 0,1%
abr/13 – 1,0%
mai/13 – 0,9%
jun/13 – 1,2%
jul/13 – 0,7%
ago/13 – 1,7%
set/13 – 0,2%
out/13 – 0,5%
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário