terça-feira, 12 de novembro de 2013

Compra de imóveis usados exige cuidados com a documentação

Ler a matrícula atualizada do imóvel, averbar o contrato ou promessa de compra e venda no cartório são alguns dos cuidados que devem ser tomados.
Imóveis usados tem sido uma opção atrativa para aquisição de casa própria. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em relação a documentação do imóvel.
Os órgãos de defesa do consumidor alertam que é necessário ler com atenção a matrícula atualizada do imóvel, pois é este documento que contém todas as informações e/ou restrições, como, por exemplo, medidas do terreno, área construída, acréscimo de construção, proprietários anteriores e, principalmente, hipotecas ou dívidas pendentes. O documento pode ser pedido na forma de uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel, mediante o pagamento de uma taxa.
Segundo reportagem veiculada no portal Diário do Nordeste, é importante que o contrato de compromisso ou promessa de compra e venda seja averbado no Cartório de Registro de Imóveis. Essa providência garante a realização do negócio, caso o proprietário queira desistir da venda. Além disso, evita golpes como o de venda do mesmo imóvel para diversos interessados e assegura a concretização do negócio para quem registrou o compromisso.
O momento do pagamento do imóvel não deve dispensar a lavratura da escritura definitiva de compra e venda pelo Tabelião de Notas. com todas as informações da venda, incluídos os valores exatos do negócio.

Fonte: Red Imob

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