Imóveis usados tem sido uma opção atrativa para aquisição de casa própria. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em relação a documentação do imóvel.
Os órgãos de defesa do consumidor alertam que é necessário ler com atenção a matrícula atualizada do imóvel, pois é este documento que contém todas as informações e/ou restrições, como, por exemplo, medidas do terreno, área construída, acréscimo de construção, proprietários anteriores e, principalmente, hipotecas ou dívidas pendentes. O documento pode ser pedido na forma de uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel, mediante o pagamento de uma taxa.
Segundo reportagem veiculada no portal Diário do Nordeste, é importante que o contrato de compromisso ou promessa de compra e venda seja averbado no Cartório de Registro de Imóveis. Essa providência garante a realização do negócio, caso o proprietário queira desistir da venda. Além disso, evita golpes como o de venda do mesmo imóvel para diversos interessados e assegura a concretização do negócio para quem registrou o compromisso.
O momento do pagamento do imóvel não deve dispensar a lavratura da escritura definitiva de compra e venda pelo Tabelião de Notas. com todas as informações da venda, incluídos os valores exatos do negócio.
Fonte: Red Imob
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