terça-feira, 12 de novembro de 2013

Planejamento financeiro é fundamental para reforma do imóvel

O ideal é que todas as dívidas somadas nunca ultrapassem mais de um terço da renda mensal.
Depois de anos em um mesmo imóvel, fazer uma reforma é inevitável para reparar pequenos danos e dar um ar novo ao ambiente. Mas quanto gastar? Dependendo da reforma, ela pode custar o equivalente a um novo imóvel. Segundo o portal Exame, se o proprietário não planejar os gastos nesse processo corre o risco de precisar conviver com uma parede pela metade, ou com um piso inacabado.
Em entrevista ao portal, o consultor financeiro, André Massaro, afirma que  o ideal é que todas as dívidas somadas nunca ultrapassem mais de um terço da renda mensal.  “É importante que o proprietário faça uma análise da sua situação financeira para verificar se a reforma, quando somada a outras eventuais dívidas não pesaria demais no orçamento mensal.
Saiba o que quer
Outro ponto a ser observado é em relação ao foco da reforma. “Sem saber exatamente o que você quer fazer, a reforma pode ser um fiasco. Muita gente só tem uma vaga ideia do que quer e já começa a comprar tintas e outros materiais, sem definir o que exatamente será reformado.
Nesse caso, é importante “decidir questões como se o piso será frio ou quente, se será de madeira ou cerâmica ou se, com a reforma da cozinha, será feita uma reformulação da estrutura elétrica para suportar um maior gasto de energia”, conclui a reportagem.

Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário