segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Paisagem encantadora integra projeto de casa de praia com ampla área social

A proposta do escritório Seferin Arquitetura em Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho, proporciona o máximo de iluminação natural e ventilação cruzada


O jovem casal de advogados tinha dois pedidos importantes para o projeto da casa de praia: uma ampla área social e aproveitamento visual do lago do condomínio. Com toque rústico proporcionado pelo uso do tijolo à vista, a casa de 406m² em Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho, foi planejada pelos profissionais do escritório Seferin Arquitetura, em parceria com a arquiteta Mariana Fogliato, de forma que oportunizasse o máximo de iluminação natural e ventilação cruzada.
casa

Segundo o arquiteto Gustavo Seferin, o ambiente de maior destaque na casa é a sala de estar e jantar, integrada à cozinha. “A proposta para esse ambiente foi que ele se integrasse ao máximo com o exterior, criando uma conexão visual direta com o jardim e o lago”, explica o profissional. Além disso, por ser um espaço de muito uso, os arquitetos propuseram uma estratégia de privacidade: “deixamos a sala ‘ilhada’ entre os jardins e protegida visualmente por uma exuberante jabuticabeira”, conta.
casa

A proposta de integração com o exterior exuberante também está presente nos outros ambientes da casa. “Para a suíte máster, localizada logo em frente ao lago, foi proposto um balanço estrutural sobre a varanda do primeiro pavimento, que proporcionou a aproximação do ambiente ao lago, dando, inclusive, a sensação de que a casa está sobre a água. Para a suíte de hóspedes, localizada no térreo, pensamos em abri-la para o jardim com possibilidade de acesso, proporcionando um contato maior com o verde e possibilitando uma independência do ‘ir e vir’ dos hóspedes”, relata o arquiteto.
casa

Ao todo, a casa conta com quatro suítes e um amplo terraço. A área social está localizada na parte inferior, com sala de estar e jantar, cozinha – que possui portas de correr, caso seja necessária uma separação – e espaço gourmet. “Atrás da cozinha e junto ao acesso secundário da casa, ficou toda a parte do serviço, com depósito, área de serviço e banheiro de serviço”, diz Seferin.

casacasacasacasacasa

Pense Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário