segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Do jeito certo

Hábitos errados de limpeza podem comprometer o patrimônio. Boas práticas evitam danos e evitam problemas de saúde

Disposição e vários produtos de limpeza não são suficientes para manter a casa limpa e bem conservada. Alguns hábitos corriqueiros, e muito disseminados no Brasil, devem ser descartados em prol da manutenção do imóvel – entre eles, limpar o microondas com desinfetante, usar vassoura que espalha pó pelo ambiente ou tentar dar brilho no piso passando cera.
“O uso de vassouras e espanadores é um dos hábitos mais ultrapassados que se mantém”, afirma Osvaldo Logo, da House Shine, empresa especializada em limpeza residencial. “Varrer significa transportar poeira de um local para o outro. As micropartículas sobem e descem, se espalhando entre móveis, cortinas, estofados e pisos. Fica a sensação que a casa está sempre suja e empoeirada”, completa.
Rotinas erradas levam a doenças como rinite, alergias, resfriados, inflamações, dermatites ou dores de cabeça. O contato com a poeira ou com agentes químicos, presentes em desinfetantes, desengordurantes, detergentes e removedores afetam a saúde de quem faz a limpeza e de quem mora no local. Os produtos químicos devem ser usados em situações específicas – e algumas misturas podem até ser perigosas.
Juntar sabão em pó com água sanitária é um desses erros. “Os dois ingredientes combinados podem causar mal-estar e até desmaios, pois há evaporação de produtos químicos. A indicação é não misturá-los, principalmente em ambientes fechados”, diz João Pedro Lucio, gerente operacional da Maria Brasileira, empresa que oferece serviços profissionais de limpeza e conservação residencial.
Fidelis explica que a melhor maneira de limpar a casa é com pano úmido e detergente. “Existem produtos específicos, mas a solução mais natural é sempre melhor: água e sabão resolvem todos os problemas de limpeza. É importante sempre retirar todo o resíduo do sabão, para não danificar nenhuma peça ou mobiliário”, aponta.
Dicas
Os erros mais comuns na limpeza do imóvel
Cozinha: Microondas, interior da geladeira e bancadas de manipulação de alimentos costumam ser higienizados com produtos multiuso. O correto é utilizar apenas detergente neutro, em pequena quantidade, diluído em água. Se for necessário usar uma quantidade maior, deve-se fazer a retirada com pano úmido. Desinfetantes e álcool danificam os revestimentos com o tempo.
Piso: Um dos maiores enganos na limpeza de salas e quartos é a utilização de ceras e removedores. Os pisos laminados, porcelanatos, vinílicos e carpetes de madeira são revestimentos que já possuem acabamento de fábrica e por isso dispensam produtos para dar brilho. Um pano seco, no tecido adequado, dá o brilho desejado. O uso de ceras e removedores favorece que os pisos escureçam com o tempo, pois permite que a poeira grude nas superfícies. Com isso, o efeito momentâneo de brilho passa em pouco tempo, deixando apenas uma película de produto impregnado com poeira.
Saúde: O uso de agentes químicos deve sempre ser evitado, especialmente em quartos de crianças e idosos, que são mais suscetíveis a alergias e problemas respiratórios. Após o uso do aspirador de pó, o pano úmido antibacteriano é suficiente para limpar pisos e móveis. A parte interna de guarda-roupas e gaveteiros deve ser limpa quinzenalmente. Se for necessário tirar manchas usando detergente ou outro tipo de produto, de­ve-se sempre passar o pano úmido ao final do processo.
Banheiro: Cultivar o hábito de dar descarga com a tampa da privada fechada é o primeiro passo para diminuir o nível de bactérias. Um erro comum é usar muita água. A prática de deixar o banheiro “de molho” com água sanitária para matar fungos e bactérias não é correta. O ideal é manter o local seco. O cloro mata bactérias momentaneamente. Desinfetantes têm efeito prolongado, por até 24 horas. Pode-se utilizar cloro apenas uma vez por mês, com o intuito de clarear rejuntes.

Fonte: Gazeta do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário