sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Imóveis rurais serão certificados por sistema digital

Procedimento tornará a certificação mais ágil e menos burocrática
A partir deste sábado (23), quem planeja vender uma propriedade ou desmembrá-la por algum motivo (como questões de sucessão e herança) terá de adotar o novo Sistema Eletrônico de Certificação de Imóveis Rurais .
O procedimento será atualizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo reportagem do Jornal Zero Hora, o processo digital de certificação de terras tornará o processo menos burocrático e mais ágil. Uma das facilidades é que o documento poderá ser feito também por profissionais cadastrados no Incra.
No lugar de referências como árvores, rios, estradas, morros e outros pontos, o sistema usará medições mais precisas: latitude e longitude das divisas de propriedade, com imagens de satélite. No caso de sobreposições, o próprio sistema alerta e as medições serão averiguadas novamente.
Coordenada pelo Incra, a certificação digital precisará ser feita por produtores que efetuarem transações de compra, venda e partilha de áreas.
O processo é todo feito pela internet, e poderá ser realizado por técnicos de agrimensura cadastrados no Incra, e não mais somente por servidores.

Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário