segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fundo imobiliário: saiba como funciona a modalidade de investimento

O dinheiro investido é administrado por uma instituição financeira, fiscalizada pela Comissão de Valores Imobiliários


O fundo imobiliário é uma modalidade de investimento no mercado de imóveis.  Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), existem no Brasil mais de 90 fundos imobiliários, com cerca de 100 mil investidores, em sua maioria pessoas físicas. Os números expressivos das pesquisas feitas pela CVM revelam que esse tipo de investimento vem crescendo a cada ano no país, gerando desenvolvimento e crescimento para o setor. Operados desde 1993, os fundos são bastante atraentes para investimentos de longo prazo.
fundos imobiliários

Como funciona?Quando se ouve falar que um prédio é administrado por um fundo imobiliário, significa que o empreendimento não possui um dono especifico, mas é propriedade de um grupo de investidores. Esse grupo é composto por diferentes investidores, que adquirem cotas fechadas. O dinheiro investido é administrado por uma instituição financeira, fiscalizada pela CVM. As cotas podem ser vendidas para outros interessados pelos investidores.
Vamos supor que uma instituição financeira tenha interesse em comprar um hotel. Para isso, ela precisa de R$ 100 milhões. A instituição divide esse valor em cotas que são ofertadas na bolsa de valores. As pessoas que comprarem essas cotas irão formar o fundo imobiliário. Após todas elas serem vendidas, e o valor de R$ 100 milhões for alcançado, o fundo irá adquirir o hotel. A partir desse ponto, cada cotista receberá os rendimentos pelo valor investido. Da mesma forma que ocorre no mercado acionário, é feita uma cobrança de taxa de corretagem, taxa de custódia e emolumentos da bolsa.
Vantagens- Permite que pequenos investidores possam investir em imóveis;
- Não é preciso ser dono de uma propriedade para obter lucro, e isso evita complicações com escrituras e certidões;
- O fundo é administrado por uma instituição financeira especializada, minimizando os riscos para o investidor;
- Diferentemente dos imóveis, os preços de mercado podem ser acompanhados através da bolsa. Por isso, a venda das cotas tende a ser mais simples do que a venda de um imóvel;
- Os rendimentos do fundo imobiliário são isentos de impostos, no caso de pessoa física.
Riscos- Como todo investimento, o fundo imobiliário traz riscos. Por exemplo, se a instituição financeira adquirir um edifício comercial com taxa de desocupação elevada, os rendimentos serão muitos baixos em vista do que foi investido;
- Os imóveis podem ficar vagos ou sem compradores;
- Os reajustes de alugueis ou a valorização dos imóveis podem ficar abaixo do previsto;
- As obras podem ter atrasos;
- Pode haver inadimplência de compradores, locatários ou emissores de títulos.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário