terça-feira, 2 de abril de 2013

Custo da construção paulista tem primeira alta do ano


O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo teve leve alta em março em relação a fevereiro, com acréscimo de apenas 0,24% na comparação, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira. É o primeiro aumento após permanecer estável pelos dois primeiros meses do ano.
Os valores gastos em materiais de construção aumentaram 0,19%, enquanto os salários dos engenheiros permaneceram estáveis (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)
Calculado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
O fator que mais contribuiu para este pequeno crescimento nos custos das construtoras foram os gastos com mão de obra, que subiram 0,28% na mesma base de comparação. Já os valores investidos em materiais de construção aumentaram 0,19%, enquanto os salários dos engenheiros permaneceram estáveis (0%).
A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,24% do CUB representativo da construção paulista, que neste mês ficou em R$ 1.027,05 por metro quadrado.
Ainda no mesmo período, 14 dos 41 insumos da construção pesquisados sofreram reajustes acima do IGP-M (Índice geral de preços do mercado) do mês, que aumentou 0,21%.
Os maiores aumentos foram da alimentação tipo marmitex (alta de 2,33%), e eletroduto de PVC rígido (1,86%).
Os insumos da construção que sofreram os maiores reajustes foram a alimentação tipo marmitex (alta de 2,33%), e eletroduto de PVC rígido (1,86%)
Aço CA-50, com 0,61%, fio de cobre anti-chama, com 0,47%, brita 2, com 0,43%, concreto FCK=25, com 0,29%, e tudo de PVC rígido rosca, com 0,22%, completaram a lista dos itens que mais tiveram elevação nos preços.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário