quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pequenos ilustres: conheça lavabos com projetos marcantes


A pouca metragem dos lavabos não é desculpa para uma decoração sem graça. Conheça as propostas de três escritórios para esse ambiente da casa


Os espaços reduzidos dos lavabos não limitam em nada sua decoração. Pelo contrário: arquitetos apostam em projetos marcantes e personalizados. Conheça três propostas diferenciadas e veja como deixar esse ambiente da casa charmoso e atraente para as suas visitas.
Casa no bairro Cavalhada, em Porto Alegre
DC Arquitetura – arquiteta Daniele Cardoso
Uma antiga máquina de costura serviu de inspiração para o projeto deste lavabo no atelier de uma artista plástica. Como o objeto que pertencia à avó da cliente estava sem uso em um canto da casa, a arquiteta Daniele Cardoso sugeriu que o utilizassem no cômodo. A máquina virou, então, um porta-toalhas.
lavabo-banheiro social-dc arquitetura

Por sua vez, a mesa de costura serviu de base para a cuba, que recebeu desenhos feitos pela própria cliente. E a personalização do ambiente não termina por aí. As ilustrações das paredes também são de autoria da artista plástica. “Pedi que ela desenhasse em um papel objetos relacionados à costura e os levei para uma empresa que faz tecidos personalizados”, relata Daniele. O lustre é outro item da decoração que foi resgatado do baú da família.
lavabo-banheiro social-dc arquitetura

Em se tratando de lavabos de uma forma geral, a Daniele gosta de apostar em cores fortes e com brilho. “Esse é o ambiente em que mais se pode ousar, pois geralmente ninguém permanece nele por mais de 15 minutos”, garante.
Cobertura em Blumenau, Santa Catarina
Osvaldo Segundo Arquitetos Associados 
Arquiteto Osvaldo Segundo
A proposta para esse lavabo era ser descontraído, além de transmitir surpresa pela criatividade e pelos materiais utilizados. O arquiteto Osvaldo Segundo, responsável pelo projeto, transformou as paredes em um grande quadro negro. Como exigia o cliente, o cômodo tinha que ser diferente e gerar comentários. “Inclusive, os próprios comentários foram parar nas paredes”, destaca o profissional. “Cada vez mais esses ambientes estão ficando temáticos ou lúdicos, expressando o gosto pessoal dos seus proprietários”, acredita.
lavabo-banheiro social-osvaldo segundo arquitetos associados

Outro destaque do projeto é a composição de espelhos com molduras de madeira na cor laranja. Conforme relata Segundo, os objetos populares e com preço em conta substituíram os tradicionais painéis de espelhos com bisotê. “O uso de um material mais nobre foi definido para a bancada, onde se optou pelo Corian”, explica.
lavabo-banheiro social-osvaldo segundo arquitetos associados

O arquiteto orienta que a iluminação em lavabos pode seguir dois caminhos. É possível iluminar de forma mais direta no espelho, para maquiagens, por exemplo, ou de modo mais tênue e indireto, para o ambiente como um todo. “A penumbra, com destaque de algum elemento, também fica interessante”, complementa.
lavabo-banheiro social-osvaldo segundo arquitetos associados

 
Apartamento no bairro Tristeza, em Porto Alegre
Inova Arquitetura – arquitetas Gabriele Knebel e Gabriela Ferreira Mariano
O projeto deste lavabo é clean, com materiais modernos e um toque de cor em destaque. Conforme explica a arquiteta Gabriele Knebel, o piso escolhido foi um porcelanato 80 cm x 80 cm. Já a bancada foi feita em nanoglass branco. Por exigência dos clientes, as paredes receberam um tom de cinza-escuro.
lavabo-banheiro social-Inova Arquitetura

Além disso, também a pedido dos moradores, foram incluídas algumas cenas de iluminação no ambiente. Assim, as arquitetas colocaram lâmpadas T5 por trás do espelho que vai de um lado ao outro da parede onde ficam a bancada e o vaso sanitário. Gabriele explica que esses objetos são peças-chave em lavabos. “Esses ambientes estão cada vez menores e é importante trazer uma sensação de amplitude, que conseguimos com o uso de espelhos”, justifica.
lavabo-banheiro social-Inova Arquitetura
O detalhe colorido do projeto ficou por conta da cuba de resina na cor roxa. Integrantes fundamentais de lavabos, as cubas também exigem atenção. “É preciso muito cuidado com as dimensões que o ambiente permite. Se a cuba for maior que seu espaço, poderá ficar a sensação de que não foi bem planejada”, acredita Gabriele. “Outra questão importante é sempre verificar se a altura da torneira está proporcional à da cuba”, ressalta.
lavabo-banheiro social-Inova Arquitetura

 Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário