sexta-feira, 5 de abril de 2013

Saiba como usar cores e flores para mudar os ambientes

Combinar flores da estação, tonalidades das paredes e objetos simples proporciona harmonia à decoração e bem-estar aos moradores

Diferentes tonalidades nas paredes, objetos cuidadosamente escolhidos e, principalmente, flores. Essa é a composição de um ambiente aconchegante  e personalizado para a próxima estação. As flores, além das festas de casamento, são essenciais para decoração. No outono, com uma ampla variedade de cores e espécies, elas podem trazer ainda mais estilo e harmonia para os ambientes domésticos. 

De acordo com Carlos Galbe, arquiteto e consultor da Futura Tintas, conciliar as cores da casa com flores traz um equilíbrio muito desejado na decoração. "Além da disposição dos objetos, os tons das paredes precisam ser considerados. Espécies como a calêndula, amor-perfeito, begônia, cravina e as variedades de cravos, tulipas e rosas casam perfeitamente com paredes pintadas de tons mais vivos como amarelo-cromo, tomate seco, barcelona, terracota e rosa-vida, todos da Futura", ressalta o especialista. 

Reprodução
Para motivar ainda mais o uso de flores na decoração, um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que algumas flores, como Rosas e Lírios (flores do outono), ao liberarem substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a produção de endorfinas (hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer), que ajudam o corpo e a mente no processo de relaxamento. 
Reprodução


Além das flores, outros elementos também podem ser agregados. O uso de pequenos limões e laranjas na decoração (a própria fruta) podem ser, segundo Carlos, uma escolha assertiva em bancadas de cozinhas americanas e salas de jantar mais descontraídas. "Devemos pensar no ambiente com a harmonia que desejamos lhe conferir. Folhas amareladas de árvores caídas ao chão são interessantes, desde que não em excesso, apenas para preencher vasos e pequenos potes. Até na decoração de uma mesa de jantar sobre a toalha são aceitáveis", explica o consultor. 

Pintar uma parede com uma cor diferenciada dificilmente sai de moda, mesmo no outono. Outras flores da estação, como azaleias, hortênsias e margaridas combinam e muito com a pintura de uma parede em tom mais frio como o azul-profundo (está bem em alta), o berinjela, passando pelo alfazema e o lilás. "Antes de começar a comprar flores, no entanto, observe bem as cores que predominam no ambiente em que você pretende colocar o arranjo. O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom. Em excesso, mesmos as flores podem deixar o ambiente muito carregado", finaliza Carlos.

Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário