quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cai atividade na construção civil em junho

O índice caiu para 44,3 pontos em junho, de 46,9 pontos em maio.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem que a atividade da construção civil continuou a se retrair em junho, acompanhando o enfraquecimento da atividade econômica. Segundo dados divulgados no portal Folha de São Paulo, o índice caiu para 44,3 pontos em junho, de 46,9 pontos em maio. O índice vai de zero a cem pontos e resultados abaixo de 50 indicam retração. 
O nível de atividade do setor da construção não cresce desde março de 2012 e desde dezembro mostra retração. O que apresenta maior retração é o de construção de edifícios. “Há incertezas por parte do consumidor em relação ao futuro, o que prejudica sua disposição a assumir financiamentos de longo prazo”, diz a CNI. 
Expectativa
A reportagem também veicula que no mês de julho, a expectativa das empresas sobre a evolução do nível de atividade nos próximos seis meses é de crescimento, com indicador em 54,6 pontos.  CNI também ressalta que a expectativa com relação a novos empreendimentos e serviços também apresenta o menor nível de otimismo da série. O indicador situa-se em julho em 54,4 pontos, 5,9 pontos abaixo da média histórica.
Preocupações
A CNI aponta que entre os itens que mais cresceram na lista de preocupações do setor aparecem os dois ligados à concessão de crédito. “O item taxas de juros elevadas cresceu de 17,3% para 21,1%, tornando-se o terceiro principal problema das empresas da construção. A falta de financiamento de longo prazo passou de 6,0% para 10,1% de assinalações.”

Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário