sexta-feira, 12 de julho de 2013

Projeto de lei visa aumentar participação feminina na construção civil

Proposta altera Lei de Licitações e exige que serviço contratados pelo governo tenham 12% de mão de obra feminina

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do senado, já está como texto que propõe aumentar a mão de obra feminina em setores como a construção civil. O projeto de lei foi aprovado na última semana pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
De acordo com o portal Piniweb, “A proposta altera a Lei de Licitações para exigir que obras e serviços contratados pelo governo tenham um percentual mínimo de 12% de mão de obra feminina”.  O PLS 323/2012 visa estimular o crescimento profissional da mulher, que hoje já ocupa cargos antes dominados pelo gênero masculino, principalmente em indústrias. Entre outras profissões que as mulheres já se destacam está motorista de ônibus e de taxi, e guarda municipal.

Fortalecimento do setor

Quando se trata de construção civil, as mulheres são fundamentais para o fortalecimento do setor. De acordo com o portal ClicRBS, “Aos poucos, as mulheres deixam se ser exceções notáveis nos canteiros de obra. O número de trabalhadoras na construção civil no Rio Grande do Sul dobrou em cinco anos: passou de 4.703 em 2006 para 9.440 em 2011, dado mais recente disponível no Relatório Anual de Informações Sociais (Rais). Na Região Metropolitana, o avanço impressiona ainda mais: 149,5%, de 2.424, em 2006, para 6.047, em 2011”.

Fonte: Red Imob


Nenhum comentário:

Postar um comentário