segunda-feira, 15 de julho de 2013

Setor cerâmico desenvolve projeto sustentável

Iniciativa visa atender no período de três anos 600 empresas brasileiras

A sustentabilidade é uma bandeira levantada por diversos segmentos, inclusive pela construção civil e indústrias que atendem a esta área. A novidade é que o conceito chegou também ao setor cerâmico, por meio do projeto “Cerâmica Sustentável é Mais Vida”, desenvolvido pelo Sebrae e pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).
“Temos a responsabilidade sobre os produtos colocados no mercado, principalmente para que não haja problemas na construção civil relacionados a este tipo de matéria prima”, afirma o conselheiro do Sebrae Luiz Cláudio Fornari, ao portal Foha CG. Ainda de acordo com o portal, “A iniciativa visa atender no período de três anos 600 empresas no país. No MS, a expectativa é reunir ao menos 20 indústrias cerâmicas. Serão aplicadas consultorias de inovação tecnológica, eficiência energética, tratamento de resíduos sólidos, biomassa, geração de crédito de carbono e qualificação dos produtos. As vagas para cada uma são limitadas”.

Construção civil
O Brasil é pioneiro em alguns projetos relacionados a ecologia, como os blocos de concretos sustentáveis, compromisso assumido pelos integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), no projeto Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m). O projeto é pioneiro no país e visa garantir que as indústrias detectem seus índices de eficiência nos processos produtivos e consigam avaliar os parâmetros essenciais sobre a sustentabilidade na fabricação.


 Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário