O aumento no custo de se morar em apartamentos em São Paulo gerou um novo aumento da inadimplência nas parcelas dos condomínios em 2013.
O atraso de pagamento em condomínio por até 30 dias na Capital paulista foi 3,76% maior em maio, segundo o Ipemic (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial), divulgado pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).
O valor relativo à inadimplência do mês representa uma elevação de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período em 2012.
Já o índice de mora (valores emitidos com vencimento no mês e não pagos no próprio mês) alcançou 6,85%. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 0,13 ponto percentual (6,72%).
Custo do condomínio – Ainda segundo o Aabic, por meio do Ipevecon (Índice Periódico da Variação de Custos Condominiais), as despesas de condomínio cresceram 0,65% em maio.
“A média das despesas condominiais manteve a indicação de uma tendência de equilíbrio, embora neste mês, alguns grupos de despesas tenham apresentando variação mais significativa. As despesas com pessoal e encargos sociais apresentaram elevações respectivas de 1% e 1,02%, enquanto as despesas com o consumo de água e energia, por exemplo, tenham decrescido em -1,32% e -2,10%, acompanhadas pelas despesas com manutenção (-17,25%)”, detalhou Omar Anauate, diretor de Condomínio da AABIC.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário