segunda-feira, 22 de julho de 2013

Transforme sua laje em uma agradável área de lazer

A área necessária vai depender bastante do padrão do imóvel, mas a partir de 10 ou 15 metros já é possível fazer um desses projetos

Se você tem um espaço ocioso em uma laje na sua casa, saiba que pode aproveitá-lo de diversas formas e transformá-lo em um ambiente muito aconchegante.
Lajes que recebem muita luz solar pedem revestimentos com tratamento térmico para oferecer mais conforto, principalmente em espaços de lazer sem cobertura (Fotos: Divulgação)
Para a arquiteta Adriana Noya, a área pode ser usada para o lazer, com churrasqueira, forno de pizza, piscina; para uma lavanderia ou até mesmo para as duas coisas ao mesmo tempo, dividindo o espaço com algum elemento vertical.
“Em casas menores é o mais aconselhável, pois normalmente os terrenos são pequenos e esta seria uma área com uma boa incidência de sol”, explica.
Na opinião de Adriana, também pode ser feito um jardim suspenso, com espaço para relaxamento e leitura, ou até mesmo uma horta. “Essas opções são indicadas também pela sustentabilidade, pois ajudam a diminuir o efeito das ilhas de calor urbanas”, sugere.
Segundo a arquiteta, a área necessária vai depender bastante do padrão do imóvel, mas a partir de 10 ou 15 metros já é possível fazer um desses projetos. No entanto, ela salienta que, em todas as opções, a laje tem de ser bem impermeabilizada para evitar infiltrações, pois não haverá telhado para proteger o imóvel.
Em todas as opções é necessário ter pontos de hidráulica e iluminação para poder aproveitar o espaço também no período da noite. Preferencialmente, devem ser usados revestimentos claros para não aquecer a edificação.
Veja cinco opções de como aproveitar a laje
1 – Área gourmet: colocar uma bancada com churrasqueira e/ou forno de pizza ou até mesmo utilizar uma churrasqueira portátil, que pode ser comprada em grandes supermercados;
As plantas de grande porte sempre devem ser descartadas do projeto da nova laje. Do contrário, o risco de fissuras e infiltrações é certo
2 – Área de lazer com piscina ou spa e solarium;
3 – Área de serviço e lavanderia: colocar uma bancada com tanque e área de varais;
4 – Jardim suspenso com espaço para relaxamento e leitura: fazer canteiros ou colocar grandes vasos com plantas ou até mesmo árvores frutíferas, como jabuticabeiras, além de pergolados e redes;
5 – Horta: aproveitar o espaço para cultivo de alimentos em canteiros ou vasos.
Estrutura
A arquiteta Laurimar Coelho reforça que, ao elaborar um projeto de aproveitamento de espaço oferecido por uma laje, é preciso avaliar sua estrutura. Isso porque há lajes que têm função apenas de cobertura e não podem ser ocupadas para outra finalidade sob risco de desabamento. “Se o proprietário do imóvel não possui o projeto executivo original deve buscar ajuda de um profissional para avaliar as condições da edificação”, recomenda.
Não adianta ocupar o espaço com uma área de lazer se o local não oferece luminosidade e ventilação suficientes para a sua ocupação, indica especialista
Outro detalhe importante é a insolação. Não adianta ocupar o espaço com uma área de lazer se o local não oferece luminosidade e ventilação suficientes para tornar sua ocupação agradável. “Se o local for excessivamente quente ou frio ou tiver uma vista pouco atraente também não será adequado.”
Se a ideia for ocupar a laje com um jardim, ela deve receber impermeabilização específica contra infiltração e principalmente contra a ação de raízes agressivas existentes em muitas plantas ornamentais. “Neste caso, deve-se ter cuidado adicional na escolha das plantas. As de grande porte sempre devem ser descartadas do projeto. Do contrário, o risco de fissuras e infiltrações é certo e o ambiente abaixo da laje vai apresentar teto e paredes úmidos e mofados”, explica Laurimar.
Na área de serviço e lavanderia, o ideal é colocar uma bancada com tanque e área de varais
Quem opta por fazer um espaço de lazer também não está isento de certos cuidados. Colocar uma piscina, spa ou mesmo uma simples piscina desmontável, como as feitas em vinil, exige cuidado extra. Há no mercado modelos com capacidade de até 12 mil litros, o que significa uma carga acidental (carga que não é permanente na estrutura) de até aproximadamente 12 toneladas. O mesmo ocorre com um salão de jogos. Há mesas de sinuca cujo tampo é feito de grandes e pesadas placas de pedra ardósia e uma única mesa pode superar os 500 kg.
“Uma área de lazer que tenha espaço para refeição pede cobertura, o que reforça a necessidade de projeto e acompanhamento de obra por um profissional especializado, pois ele será capacitado para elaborar um cálculo adequado da carga permitida sobre a laje”, aconselha Laurimar.
Se a ideia for ocupar a laje com um jardim, ela deve receber impermeabilização específica contra infiltração e, principalmente, contra a ação de raízes agressivas existentes em muitas plantas
Se no espaço houver a incorporação de um banheiro, cozinha ou mesmo uma lavanderia serão necessários um projeto de hidráulica e um estudo de como será o fornecimento de água e a captação de esgoto, que exigirá a perfuração da laje.
É bom lembrar que lajes que recebem muita luz solar pedem revestimentos com tratamento térmico para oferecer mais conforto, principalmente em espaços de lazer sem cobertura. Outro item importante é a segurança. A especificação de guarda-corpo na altura adequada e com fixação reforçada é essencial para evitar acidentes graves.
“Espaços frequentados por crianças devem ter gradil com projeto que ofereça segurança para evitar que elas escalem ou passem entre as ferragens. Se a opção for por guarda-corpo de vidro é preciso usar o de alta resistência, como temperado ou laminado”, lembra Laurimar.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário