A dica é verificar se tudo que foi prometido pela construtora está no contrato
Ao comprar um imóvel novo, as pessoas costumam focar os esforços e guardar dinheiro para as parcelas do financiamento. Os mais ansiosos se antecipam e planejam a compra de móveis e artigos de decoração. Mas é importante reservar parte do dinheiro para adquirir itens funcionais que geralmente não acompanham o imóvel, como lâmpadas, luminárias, azulejos, assento de vaso sanitário e box de banheiro.
Para a arquiteta Alessandra Padovan, o acabamento depende de cada construtora. Não há uma regra em relação a isso. Algumas oferecem piso somente na cozinha e no banheiro, outras, em todos os cômodos. A cuba da pia, a bancada e o chuveiro também variam conforme a empresa. Lâmpadas são comuns apenas na sacada, para manter o padrão. Assentos de vasos sanitários e box de banheiro ficam a cargo do proprietário.
"Quanto maior o padrão do empreendimento, menos coisa vem dentro. As pessoas trocam esses itens e assim se evita o desperdício. Elas não querem ter um apartamento exatamente igual ao do vizinho. É um conceito de exclusividade."
Para que o consumidor se programe e saiba o que terá de comprar, a arquiteta recomenda pedir uma lista detalhada de todos os itens incluídos no apartamento antes de fechar o negócio. Alessandra cita, por exemplo, que apenas a bancada de granito ou mármore e a cuba de pia da cozinha sai em torno de R$ 1,6 mil.
Outro item importante é a pintura. A arquiteta explica que os apartamentos são entregues pintados, porém com as paredes e teto brancos. Por isso é comum as pessoas pedirem para mudar as cores, principalmente das paredes.
A diretora do Sindicato de Habitação (Secovi) de SC, Marli Dallamaria, explica que em alguns estados as construtoras costumam entregar os imóveis com acabamentos do banheiro e móveis planejados de cozinha, mas é importante que o cliente verifique se tudo que foi prometido consta no contrato para não haver surpresas. Vai depender do projeto e do memorial descritivo da obra. Assim, se for prometido algo, a empresa responsável terá de cumprir.
Fonte: Pense Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário