terça-feira, 16 de julho de 2013

Construtoras investem em imóveis de apenas um quarto

Projetos que contemplam unidades generosas de um dormitório vêm sendo bastante disputados


A cada dia, a procura por apartamentos de um quarto cresce no país. Essa tendência exibe imóveis com plantas compactadas, mas que ao mesmo tempo estão dentro do padrão e oferecem praticidade e viabilidade financeira, se tornando o tipo de moradia ideal para os mais diversos públicos como jovens estudantes, solteiros, investidores e idosos, entre outros. Construtoras como Celta, Dominus, Grupo CPS, Leduca, Patrimar e Engefor já oferecem empreendimentos com este conceito.
Fachada do Condomínio San Marino, na Taquara
Foto:  Divulgação
O diretor de Contas Imobiliárias da agência Percepttiva, Marcelo Fróes, ressalta que a crescente procura por unidades de quarto e sala é reflexo dos novos perfis de compradores. “São solteiros que saem da casa dos pais ou jovens casais sem filhos, além de investidores e empresários que buscam apartamentos com mais conforto e liquidez de locação”, destaca.
A Celta Engenharia, por exemplo, construiu o San Marino Residence Club, na Taquara, com 125 unidades de um, dois e três quartos. Já o Grupo CPS está erguendo no mesmo bairro o Bela Vista Mapendi, com entrega prevista para daqui a seis meses.
No total são 30 unidades, sendo seis de um quarto. Em Belo Horizonte, a Patrimar, em parceria com a Engefor, lança mais um empreendimento seguindo a tendência, o Tribeca Square. De acordo com Rubem Vasconcelos, presidente da Patrimóvel, a busca por apartamentos de um quarto se dá por conta da praticidade, embora não haja legislação para este tipo de imóvel.
“Um apartamento deve ter 50 metros quadrados de área útil, ou seja, de 60 a 65 m² de área total. O que acontece são apartamentos de um quarto amplo em que o inquilino opta por dividir o quarto em dois”, explica Vasconcelos.
Piscina paradisíaca do Tribeca Square, em Belo Horizonte
Foto:  Divulgação
Especialista diz que modelo é excelente para locação
Para quem planeja investir no mercado imobiliário, o vice-presidente da Renascença Administradora, Edison Parente, orienta que é mais rentável optar por comprar duas unidades de um quarto em vez de uma de dois quartos.
“A rentabilidade será maior, principalmente devido a oferta de imóveis de um quarto ser menor no Rio. Um apartamento quarto e sala com 50 metros quadrados na Barra da Tijuca, por exemplo, tem metro quadrado em torno de R$ 10 mil. A locação deve render de 0,5% a 0,6% de retorno ao mês. Já o de dois quartos no mesmo bairro pode chegar a 20% a menos que o de um quarto”, afirma Parente.
Entre as opções está o Genesis – Apartments, Business & Services, na Freguesia, em Jacarepaguá, da Leduca. O condomínio terá dois edifícios residenciais com serviços e um comercial, totalizando 407 unidades, sendo 140 apartamentos de quarto e sala.
Já a Dominus levou para São Gonçalo, o Parque das Águas com opções de um, dois, três e até quatro quartos. As unidades de um quarto já foram vendidas.

Fonte: O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário