terça-feira, 16 de julho de 2013

Penteadeira: de móvel de época no quarto à função multiuso

Seja com visual vintage ou atual, a peça volta a ganhar espaço na vida das princesas modernas


Penteadeira: de móvel de época no quarto à função multiuso Henrique Queiroga/Divulgação
Bancada reta e espelho na parede (acima) configuram o espaço da maquiagem em dormitórios pequenosFoto: Henrique Queiroga / Divulgação
Objetos antigos com histórico de família nem sempre têm destaque entre os demais na decoração de interiores. Porém, esse tipo de mobiliário, além de sustentável, permite preservar as lembranças da infância ou de momentos do passado.
Se antigamente a moda ditava um novo conceito a cada estação e os móveis eram descartados, hoje, felizmente, a palavra de ordem é reaproveitar. A tendência é restaurar peças produzidas com materiais de excelente qualidade ou recriá-las, mas mantendo a mesma função.
Um desses exemplos é a penteadeira. No quarto, a tradicional peça é responsável pelo toque clássico e charmoso. Feminino e prático, o móvel guarda os objetos pessoais e ainda serve como cantinho da maquiagem, do penteado ou da perfumaria.

Foto: Juliana Buli, Divulgação
– As penteadeiras sempre foram queridinhas do quarto. Hoje voltam com tudo para quem não abre mão de um canto para cuidar da beleza. Mas, como os espaços estão cada vez menores, agora, o móvel está mais versátil – explica a decoradora Maria Cristina Bahia, de São Paulo.
Se a opção for por tradição, a opção é a penteadeira Luis XV (abaixo) restaurada em laca e com sombreamento de frisos dourados. Ainda é fácil achar peças antigas em antiquários. Se a preferência for a customização a baixo custo, puxadores novos ajudam.
 
Foto: Estúdio Glória, Divulgação
A vantagem é que a peça não precisa ficar apenas no quarto. Entre as possibilidades está a de uso como escrivaninha, aparador, oratório e bar.
– É bacana brincar com esse móvel em relação ao décor, ou seja, pode-se combiná-lo com a decoração do ambiente – explica.

Foto: Juliana Buli, Divulgação
Para quem tem um móvel vintage comprado ou herdado e, nesse caso, com marcas do tempo, é bom frisar que um restauro com acabamento em laca alto-brilho salienta os sinais (acima) na superfície da peça, ao contrário da laca fosca, que os minimiza.
 
Foto: Bem Dito Canto, Divulgação
Penteadeira com cômoda acoplada e pé tipo palito (acima) revitalizada com laca alto-brilho nos tons de azul. Entre as opções de acabamento mais usadas estão a pátina, a folha de ouro, prata ou o móvel em seu estado natural.
As designers de interiores da VS Design, Fabiana Visacro e Laura Santos, também costumam indicar o uso de móveis antigos em seus trabalhos. – As penteadeiras atuais quase sempre vêm conectadas a uma bancada, agregada ou não a outro móvel. Isso ocorre porque aos espaços estão menores, assim, o ideal é aproveitar qualquer cantinho – diz Fabiana.
– Se no dormitório não houver espaço para cadeira, aposte no moderno e prático pufe – finaliza Laura.    
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário