terça-feira, 27 de agosto de 2013

Custo de mão de obra desacelera e atenua inflação da construção em agosto

A inflação da construção civil desacelerou em agosto, com mão de obra mais barata que no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou alta de 0,31% neste mês, abaixo do resultado de julho, de 0,73%. No ano, o índice acumula variação de 6,71% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 7,74%.
O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. O índice referente à mão de obra registrou variação de apenas 0,03%, ante 1,05% em julho.
A desaceleração foi consequência do fim dos reajustes salariais ocorrido em várias capitais. Em Salvador, Porto Alegre e São Paulo as taxas apuradas apresentaram pequenas variações, referente ainda aos dissídios.
O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,63%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,37%. O subíndice correspondente a materiais e equipamentos registrou variação de 0,63%.
No mês anterior, a taxa havia sido de 0,43%. Dos quatro subgrupos componentes, três apresentaram taxas de variação maiors, destacando-se o subgrupo materiais para estrutura, passando de 0,36% para 0,83%.
A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de 0,15%, em julho, para 0,59%, em agosto. Neste grupo, a FGV destacou a aceleração do subgrupo vale transporte, cuja variação passou de queda de 2,34% para queda de 0,86%.
Quatro capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida, Brasília, Recife e Porto Alegre registraram desaceleração.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário