quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Veja como transformar um móvel antigo em uma peça moderna

Dê um novo visual ao seu móvel antigo com pinturas e adesivos, que conferem mais charme à peça

A advogada Sofia de Oliveira Fernandes ganhou uma mesa em maderia maciça de herança da sua avó, mas não sabia muito bem o que fazer com o móvel.
O ideal é aplicar uma demão de tinta, esperar secar e aplicar uma segunda demão (Fotos: Divulgação)
Teve a ideia de colocá-lo na varanda, mas seu aspecto antigo e imperfeições da tinta iriam comprometer a decoração do ambiente. Pensando nisso, a advogada teve a ideia de restaurar a peça com uma pintura nova.
“Não tinha a mínima ideia de como começar, mas pesquisei na internet e encontrei formas rápidas e práticas para restaurar um móvel de madeira”, conta Sofia.
Seu objetivo de deixar o móvel mais moderno e em harmonia com a decoração foi alcançado. A mesa de madeira ganhou bordas pintadas de verde! “Foi também uma maneira de disfarçar as falhas causadas pelo tempo na cor original”, conta Sofia.
Quem deseja restaurar um móvel por conta própria, assim com fez Sofia, deve saber que essa é uma tarefa que pode ser feita em casa.
A arquiteta Adriana Victorelli explica que está em alta transformar uma peça antiga pintando-a com cores fortes. “O móvel ganha uma releitura. Continua com design antigo, mas a cor forte o transforma em uma peça contemporânea”, completa.
Quem deseja que a peça fique com um visual mais moderno deve apostar em pinturas com tinta laca ou gofratto, indicam especialistas
De acordo com Adriana, quem deseja que a peça fique com um visual mais moderno deve apostar em pinturas com tinta laca ou gofratto. “Outros tipos trazem um efeito mais provencial e clássico”, explica.
Tintas em spray também são bastante utilizadas para restaurar móveis e as cores dourada e prata conferem um visual ousado à peça. “Nesse caso é necessário tomar um pouco de cuidado para não errar no visual”, acrescenta Adriana.
Para quem deseja pintar um móvel, mas tem medo de utilizar tinta ou quer evitar fazer sujeira, há no mercado a opção de tecido auto-adesivo. “O efeito não fica moderno como o da tinta laca ou gofratto, mas confere um visual novo à peça”, diz Adriana.
Ela recomenda a utilização em uma cômoda branca, por exemplo. “Você pode manter o branco e adesivar as gavetas”, diz. Esse tipo de adesivo é vendido em rolo, por isso dá até para envelopar o móvel.
Tintas em spray também são bastante utilizadas para restaurar móveis e as cores dourada e prata conferem um visual ousado à peça
Veja como pintar um móvel em casa:
1 – Lixe o móvel antes da pintura. Isso é essencial para retirar o verniz da peça, além de outras sujeiras;
2 – Se a peça tiver imperfeições, o ideal é usar massa acrílica ou massa para madeira;
3 – Após essa etapa, espere secar e lixe novamente para tirar os excessos;
4 – Aplique uma demão de tinta. Espere secar e aplique uma segunda demão.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário