quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas para decorar sua cozinha americana

Ambientes integrados pedem harmonia entre as decorações e macetes para não acumular sujeira


A integração de ambientes tem sido cada vez mais comum em novas construções. Apartamentos menores pedem cozinhas e salas de jantar transformadas no mesmo ambiente. Além disso, a cozinha integrada à sala − conhecida como cozinha americana − caiu no gosto da família brasileira por ser prática, moderna e permitir a quem está cozinhando interagir com os convidados ou com a família.
O balcão que divide os ambientes (sala e cozinha) e serve como apoio ou mesa é uma das peças-chave para compor harmonia e beleza (Fotos: Divulgação)
Existem diversos projetos de decoração para esse tipo de cozinha e, de acordo com a arquiteta Cinthia Garcia, o balcão que divide os ambientes (sala e cozinha) e serve como apoio ou mesa é uma das peças-chave para compor harmonia e beleza.
A cozinha americana é prática, moderna e permite quem está cozinhando interagir com os convidados ou com a família (Fotos: Divulgação)
Ela recomenda a utilização de silestone – rochas industrializadas – que possui uma linha ampla de cores. Bancadas de madeira também podem ser utilizadas e conferem charme para dividir a cozinha da sala. “Também costumo indicar espelhos aos clientes porque ampliam o ambiente”, comenta Cinthia.
Outra dica importante da arquiteta é que o estilo da decoração não fuja ao do padrão do resto do projeto.
Como a proposta da cozinha americana é integrar os ambientes, o ideal é que o piso seja o mesmo. “Por isso, eu utilizo pisos frios, como porcelanato”, comenta Cinthia.
Como a proposta da cozinha americana é integrar os ambientes, o ideal é que o piso seja o mesmo. E o piso frio é o mais recomendado
O piso frio é mais fácil de limpar e pode ser utilizado tanto na sala como na cozinha. Mas, há quem defenda a utilização do piso de madeira. Alguns arquitetos dizem que os vernizes que as madeiras recebem hoje são mais fortes e dão mais proteção.
Além disso, os produtos de limpeza atuais anulam a necessidade de jogar água no chão para lavar a cozinha. Para piso de madeira na cozinha também existe o artíficio de utilizar pastilhas no chão, formando uma espécie de tapete.
É necessário investir em uma coifa potente para que a fumaça não se propague pela sala
Quem opta por comprar um apartamento com cozinha americana ou deseja readequar a planta do seu imóvel a esse estilo de decoração integrada precisar adotar alguns cuidados para que a sujeira feita na cozinha na hora de cozinhar não se espalhe pela sala.
É necessário, por exemplo, investir em uma coifa potente para que a fumaça não se propague. A arquiteta recomenda investir em coifas com sistema de silenciador. “O barulho das tradicionais incomoda quem está na sala”, diz.
Cinthia conta que fica difícil mensurar quanto, em média, seria o gasto para decorar uma cozinha americana, já que existem diversos tipos de projeto. Mas calcula que o preço fica cerca de 20% superior a um projeto de cozinha convencional.
“Esse acréscimo fica um pouco maior caso a planta não seja integrada e seja necessário quebrar paredes”, explica.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário