sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Reforma total atualiza casario secular para escritório em bairro industrial de Porto Alegre

Materiais mínimos, piso em cimento queimado, panos de vidro e caixilharia em alumínio caracterizam projeto de ambiente profissional


Reforma total atualiza casario secular para escritório em bairro industrial de Porto Alegre Antonio Schneider/Divulgação
O telhado original, com caimento em telhas de barro, e a rua em paralelepípedos foram mantidos para contrastar com o interior minimalista em vidro, tijolo à vista e a base de concretoFoto: Antonio Schneider / Divulgação
A nova sede desta empresa de arquitetura, com atuação predominante em projetos de grande porte, volta-se para uma promissora região imobiliária da Capital: o bairro Navegantes. Numa área total de 600 metros quadrados, o conjunto de casas da primeira metade do século passado foi completamente reformado em oito meses, preservando as características externas originais e adaptando o interior com tecnologia disponível para as necessidades atuais.
– Foi a compilação dos dois escritórios da empresa, um que era no Centro, por proximidade com a Prefeitura e outros órgãos públicos, e o outro que funcionava perto do atual local – explica a arquiteta Rafaela Erdmann, uma das autoras do projeto ao lado de Roges Malgarin, ambos da Vortex Arquitetura, sobre o projeto realizado na própria empresa.
Setorização de atividades
A área total é composta por duas casas: uma de dois pavimentos, onde fica o deque de acesso, recepção, área de criação, engenharia e arquitetura, tudo no térreo. É nesta área em que estão a maior parte das salas para os 25 funcionários totais que compõem o quadro funcional. No segundo andar estão as áreas administrativas, a sala de reuniões e a copa.
Internamente, aplicou-se o conceito de materiais mínimos, com piso em cimento queimado, panos de vidro e caixilharia em alumínio anodizado natural. As paredes foram descascadas, mantendo os tijolos originais da época da construção aparentes, detalhe responsável pelo clima aconchegante e despojado (acima).
Na sala do diretor (abaixo), a mesa é um bloco em balanço de travertino que parece flutuar, com fiação embutida.
– Foram executados reparos gerais em rebocos e acabamentos, os banheiros foram totalmente refeitos, as esquadrias externas permaneceram as mesmas e houve um tratamento geral de pinturas e acabamentos – detalha.
Separada por um pátio contíguo da primeira casa, a segunda sofreu intervenção mínima, recebendo as garagens, o espaço gourmet, os depósitos e o arquivo morto. As comemorações do escritório e as eventuais refeições agora ocorrem neste novo espaço. O piso é uma brincadeira em alusão aos botecos cariocas, feito em porcelanato preto e branco. 
Identidade preservada
Duas casas foram combinadas e passaram a ser servidas por entrada única. O escritório é acessado pela lateral das residências, após o portão. Na fachada, a tinta no atual tom cinza facilita a manutenção. O telhado original, com caimento em telhas de barro, e a rua em paralelepípedos foram mantidos para contrastar com o interior minimalista em vidro, tijolo à vista e a base de concreto.
Diz a regra que, para não destacar algo, a alternativa é integrá-lo perfeitamente ao contexto, de modo que ele seja camuflado e passe imperceptível. No caso deste escritório, para minimizar o impacto estético das quatro necessárias condensadoras de splits fixadas à fachada, a saída foi envolvê-las em um ripado de tubos de aço – 2,50cm de largura, 1,5cm de altura e 80cm de profundidade – pintado no mesmo cinza e que se integra ao conceito (foto no alto, de abertura).
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário