segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Feira reúne novidades para o setor da construção

Evento tem elevador sem casa de máquina e robô que limpa até piscina

 O setor de construção busca sempre soluções para otimizar o serviço e que também contribuam para a preservação do meio ambiente. A Feira Construir, por exemplo, que começa quarta-feira no Riocentro, apresentará novidades como o elevador que aciona bateria em caso de falta de luz e que não precisa de casa de máquina, um robô que limpa piscinas sozinho, ar condicionado sem dreno, além de iniciativas de automação residencial, como controle de identificação de portaria que grava rosto, voz e identidade do visitante em apenas quatro segundos.
“Esperamos movimentar em torno de R$ 110 milhões em negócios e receber 50 mil pessoas”, prevê Victor Montenegro, diretor de Negócios da feira.
Ele complementa que haverá demonstrações ao vivo durante o evento e palestras para profissionais do ramo.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio, Roberto Kauffmann, as perspectivas para o setor são boas. “Isso tudo por conta da proximidade dos grandes eventos que o Rio sediará até 2016, o crescimento do setor, que se mantinha em média de 5% ao ano, deve alcançar 7% em relação ao PIB até o fim de 2013”, estima.
Outros fatores vão impulsionar o mercado como o projeto de instalação de polo de inovações tecnológicas voltado para construção civil na Baixada.
Uma das novidades é o ar condicionado sem dreno
Foto:  Divulgação
Sistema deixa casa segura
O controle de identificação de portaria promete deixar a casa ainda mais segura. O sistema grava rosto, voz e identidade do visitante em quatro segundos. Ele também registra o horário de chegada e o lugar para onde a pessoa irá.
Já o robô X-Treme caminha no fundo da piscina e limpa sem desperdício de água e economia de 90%. Ainda sobe as paredes e continua o trabalho, já que é programado com um GPS e não repete a trajetória. O equipamento funciona até quatro horas, ligado por fio de 34 metros.
Robô que limpa a piscina e ainda evita o desperdício de água
Foto:  Divulgação
Elevadores sustentáveis
Outra solução inédita da Feira Construir é o elevador movido à bateria. Em caso de falta de energia, ele acende a luz, desce ao primeiro pavimento e abre as portas. Além disso, não precisa de casa de máquinas e fosso. O equipamento opera com óleo orgânico, 100% reciclável e biodegradável.
O evento vai mostrar ainda uma tinta à base de látex feita para superfícies lisas como vidro, borracha, gradis e até automóveis. Após a secagem, ela forma película emborrachada que pode ser removida com as mãos. A novidade no setor de pisos é o uso de PVC para substituir o laminado.

Fonte: O Dia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário