terça-feira, 13 de agosto de 2013

Idosos são novo foco de investimento para imobiliárias e construtoras

Até 2020 o número de pessoas com mais de 60 anos deve chegar a 30 milhões
Ter um idoso em casa requer alguns cuidados extras, assim como as crianças, este público pode se machucar com facilidade devido a limitações impostas pela idade. É com foco neste público que as construtoras e imobiliárias descobriram uma nova fonte de investimento, imóveis adaptados para a terceira idade.
De acordo com o portal R7, dados do IBGE estimam que até 2020, o número de pessoas com mais de 60 anos chegue a 30 milhões, um aumento de 14%. Como em outros países, no Brasil o crescimento do número de idosos deve superar os números em relação à população jovem.

Adaptação
Pisos antiderrapantes, barras laterais de apoio no banheiro e nos corredores, interruptores na altura dos braços e qualidade. Estas são algumas diferenças dos imóveis lançados para atender ao público mais experiente, que também investe no setor imobiliário e até então era pouco valorizado. Os novos empreendimentos buscam atrair jovens recém-casados ou com filhos pequenos, mas investir na terceira idade também pode ser lucrativo.

Segundo o R7, “A iluminação também passa por ajustes, já que excesso de claridade atrapalha a visão e a falta é um risco muito grande para tropeços e quedas. Os esforços também devem ser reduzidos e para tanto, as tomadas e interruptores têm a altura ajustada ao alcance dos braços, sem necessidade de levantar ou abaixar”. Outra diferença encontrada nos projetos direcionados a terceira idade são as portas e passagens são mais largas, o que facilita, se necessário, a locomoção com cadeiras de rodas.

Atenção especial
Por ser um local considerado perigoso, o banheiro merece atenção especial em todos os detalhes, seja no box, na pia ou no vaso sanitário. Os acentos sanitários devem ser mais elevados e devem conter bacias com caixa acoplada e válvula embutida, que não exigem esforço para serem acionadas. As maçanetas devem ser de formato reto, o que ajuda na abertura de portas dos cômodos.

Ainda segundo o R7, “Em um âmbito maior, além de imóveis com projetos adaptados, as construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade, aonde os moradores possam viver cercados de vizinhos da mesma faixa de idade e com áreas de lazer feitas especificamente para atendê-los”. 

Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário