quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mude a decoração de sua casa sem gastar nada

Arquitetos dão dicas de como reaproveitar móveis e objetos


Você acha que está na hora de mudar a decoração de sua casa, mas está sem dinheiro para investir em móveis e acessórios novos?
Não se preocupe! O ZAP Imóveis consultou quatro arquitetos que dão dicas de ouro para que você renove o visual aproveitando móveis e objetos que já tem em casa.
Use a sobra de tinta que tem em casa para pintar uma das paredes (Foto: Thinkstock)
O arquiteto Augdan de Oliveira Leite orienta que, a primeira coisa a se fazer, é pesquisar na sua casa tudo o que tem e não usa mais. “Junte tudo, desde móveis até objetos e tecidos, e comece a fazer uma releitura de tudo o que poderá aproveitar.”
A arquiteta Laurimar Coelho explica que o bom senso é o que deve prevalecer na hora de escolher o que pode ser reaproveitado. “No caso de móveis, é preciso avaliar se eles vão ou não se adequar à nova decoração. Depois, é preciso ver o estado de conservação. Se estiverem sem cupins, rachaduras ou outros danos, é possível restaurá-los com laca, pátina ou outras coberturas”, aconselha.
Para Laurimar, cortinas ou tapetes podem não combinar com os objetos novos e destoar do conjunto. A troca de eletrodomésticos deve ser feita com cautela, sempre observando as dimensões dos móveis existentes para não correr o risco de não entrarem no espaço reservado a eles.
A arquiteta Lucilene Leitte reforça que um ambiente bem cuidado, com pequenos detalhes, faz toda a diferença. “Pequenos objetos decorativos, uma boa arrumação de livros e composições de jogos de cama já deixam o ambiente com cara de novo”, argumenta.
Revista a cômoda antiga com sobras de tecido (Fotos: Divulgação)
Para Lucilene, tudo pode ser reaproveitado, desde que esteja em bom estado. “Misturar peças novas com peças antigas de família dá um charme especial. Agora, se quiser mudar o quarto e a verba está curta, por que não revestir a cabeceira antiga com tecido?”, sugere.
No caso de uma escrivaninha um pouco desgastada, a arquiteta diz que é possível revesti-la com adesivos com imagens bonitas.
“Pode-se repaginar as peças antigas com tecidos, adesivos e papel de parede. Até o refrigerador e o frigobar ganham ares de novos com essas aplicações”, ensina.
Lucilene garante que tintas, texturas e fitas podem dar um jeitinho rápido nas coisas que não estão agradando.
Reinvente a cadeira, utilizando-a como criado-mudo
Augdan, por sua vez, exemplifica que uma colcha antiga pode ser usada para fazer almofadas ou uma cortina. “É só comprar ganchinhos e colocar no varão”, explica.
Para ele, uma forma de deixar a casa de cara nova é reorganizar o espaço. “Por exemplo, se você tem muitos livros em casa, tudo junto num canto, pode reorganizá-los por cores, colocá-los num canto do móvel e pôr um abajur em cima, ou uma luminária, e isso dará um ar de decoração”, ensina.
Outra dica de Augdan é fazer uma seleção dos quadros que tem. “Nem sempre é preciso pendurá-los, pode só encostá-los na parede, em cima de um móvel, o que dá um ar de modernidade e, se foram em preto em branco, fica ainda mais interessante.”
Se tiver tinta que sobrou em casa, pode usá-la para pintar um móvel e também trocar os puxadores. “Só isso já muda bastante o ambiente”, diz Augdan. Com sobras de tinta também é possível pintar uma parede só da sala para dar mais vida.
Resto de tinta também pode ser usado para reformar um móvel antigo (Foto: Thinkstock)
Outra dica bacana de Augdan é usar garrafinhas de vidro para enfeitar a mesa de centro com flores. “Junte umas quatro delas na mesa de centro, com uma flor em cada uma, ou use separadas no balcão ou aparador, com uma flor natural ou artificial de boa qualidade em cada garrafinha”, diz o arquiteto.
Até bijuterias que você não usa mais, como colares e brincos, podem ser aproveitados na decoração. “Um colar que imita pérolas pode ser usado para amarrar a cortina e o fecho pode ser o brinco de imitação de pérola ou de pedraria”, sugere Augdan. “O broche de pedraria que foi da vovó pode ser colocado bem no meio da almofada para personalizá-la”, opina o arquiteto.
Até mesmo aquelas toalhinhas de crochê que não se usam mais podem ser aproveitadas para fazer um xale para o sofá ou para a cortina. “Ou pode-se juntar várias toalhas e fazer uma cortina para usar como divisória de porta ou mesmo na janela. Isso dá personalidade para a sua casa e traz boas recordações”, diz Augdan.
Se tiver uma escada em casa, aplique tinta nela e use-a como cabideiro
Confira as dez dicas da arquiteta Thais Lacialamella para mudar a decoração sem gastar nada:
1) Reutilizar pallets, caixotes de madeira ou restos de madeira de móveis antigos para fazer prateleiras, mesas de centro, nichos, cabeceiras para camas, sapateiras, painéis ou racks para TV. Para isto, basta separar o caixote ou a madeira, cortar do tamanho que deseja (ou solicitar ajuda de um marceneiro para isso, ele não deve cobrar nada), pintar da cor que deseja e montar do jeito que mais agradar com prego e cola e, se preferir, fixar com bucha e parafusos adequados;
2) Papel de parede costuma custar caro. Então, separe aquela cortina de que tanto gosta, mas que não coube no vão atual da sua janela, desfaça as costuras e, com cola apropriada e ajuda do companheiro ou de um colega, cole em uma parede do quarto ou da sala para servir de base para um mural de fotos feito de molduras antigas ou porta-retratos;
3) Aquele móvel antigo da família que está esquecido no porão pode ser reformado e ter a sua cara. Basta lixá-lo e aplicar verniz, tinta própria para madeira, papel contact ou mesmo colar retalho de tecido para dar o seu toque e não gastar quase nada. Ou então troque os puxadores, esse detalhe já dá cara nova ao ambiente;
Malas antigas podem virar mesinhas de centro
4) Mude os móveis de lugar ou reinvente seu uso: use cadeiras como criados-mudos, aparador como bancada para lavabo, escrivaninha como aparador, biombo ou portas e janelas como cabeceiras de cama;
5) Caixas de papelão (aquelas de supermercado) encapadas com tecido transformam-se em lindos organizadores de tecido;
6) Aquele escorredor ou ralador antigo pode se transformar em plafon ou arandela interessante, basta fixar soquete e lâmpada, de preferência fluorescente em tom quente;
7) Para ampliar aquela mesa de jantar de quatro para seis lugares, basta fixar um tampo de vidro (incolor ou da cor que preferir ou tiver) da largura da mesa para deixá-la, com, no mínimo, 1,80 m de comprimento;
Garrafas e potes de vidro podem ser transformadas em vasos de flores
8) Está sobrando uma folha de porta e falta uma mesa de trabalho? Retire as ferragens, tampe as imperfeições com pó de madeira, pinte ou revista com contact e tecido (você pode pregar o tecido com grampeador ou cola apropriada) e monte a porta em cima de cavaletes, baldes de tinta encapados ou tijolos de demolição envernizados;
9) Quer um pufe estiloso? Selecione revistas de lombada quadrada, empilhe até dar altura de 45 cm, acomode uma almofada por cima delas e fixe tudo com dois cintos de couro, é um charme só;
10) Sabe aquelas malas antigas do seu tio-avô? Elas podem virar mesa de canto (basta empilhar pelo menos duas), cama para seu pet (basta mantê-la aberta e colocar um edredom de solteiro dobrado ou um travesseiro com fronha), banquetas e até poltronas (será necessário ter habilidade para fixar pés com porca e parafuso e estofar com espuma e tecido, mas não custa tentar).

Fonte: Zap Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário