Para os pais que gostam de fazer churrasco, churrasqueira é ótima opção de presente (Fotos: Thinkstock)
Aos que ainda não decidiram como presentear nos Dias dos Pais, aqui vai uma sugestão: avalie qual é o espaço preferido por eles dentro de casa e invista no ambiente para que eles fiquem felizes o ano inteiro.
Há todos os tipos de pais. Alguns gostam de passar horas lendo um bom livro em uma sala onde o silêncio impera. Já outros gostam mesmo é de reunir a família em volta da churrasqueira, enquanto ele providencia a refeição.
Para ajudar a agradar o seu pai no dia em que ele é homenageado, selecionamos algumas dicas com a arquiteta Silvana Lara Nogueira para deixar o cantinho preferido dele na casa ainda mais atrativo. Confira:
Churrasqueira – Este pode ser o ambiente da casa preferido dos pais que gostam de churrasco. Para investir nesta área, o ideal é ficar atento ao que pode facilitar o preparo da carne.
“Enquanto mulheres pensam no ambiente com foco na estética, homens se preocupam mais com o espaço para que caiba o máximo de utensílios possíveis”, diz Silvana.
Para a arquiteta, itens como frigobar e chopeira devem ficar próximos à área em que o homem prepara o churrasco.
“Televisão também é bem-vinda neste espaço, pois enquanto o pai faz o churrasco, toma um chopp e acompanha o futebol na tv”, sugere a profissional.
Se o pai for daqueles homens que gostam mesmo de cozinhar, um cooktop também pode entrar neste canto, de acordo com a arquiteta. Desta maneira, ele pode aumentar as opções de pratos para servir para a família.
“A tendência é pela procura de churrasqueiras a gás, pois são mais simples de usar e limpar. Além disso, não é preciso ficar comprando carvão”, diz Silvana.
Talheres e espetos devem ficar em um lugar de fácil acesso, assim como tábuas para corte de carne.
Para facilitar a socialização com a família e amigos, a bancada deve ser virada para a churrasqueira, para que o pai que prepara a refeição também possa participar da conversa.
“Bancada de granito é a mais indicada, pois a carne mancha, caso o material seja muito poroso”, recomenda. Já para a marcenaria, a arquiteta recomenda madeira de demolição, que confere um visual mais rústico.
Sala de TV – Se o pai é do tipo que aprecia passar horas em frente à televisão, seja para assistir um filme ou jogos de futebol, o ideal é investir em um ambiente onde ele possa desfrutar deste hobby confortavelmente.
“As mulheres normalmente se preocupam com cor e tecido do sofá, enquanto homens dão mais atenção aos equipamentos presentes no espaço”, lembra.
Um projeto com bom home theater e caixas de som agradam. Segundo a arquiteta, quanto maior o tamanho da televisão, mais feliz o homem fica.
O sofá tem que ser aconchegante. “Ele pode ser revestido com um tecido gostoso como o linho, camurça ou chenille. Já as almofadas podem ser de tricô”, recomenda Silvana.
O ideal é que o sofá não tenha cor clara para evitar brigas em casa. “Desta maneira, as mulheres não reclamam se eles colocarem o pé em cima ou sujarem”, diz a arquiteta.
Tapetes também ajudam no quesito aconchego. “É importante que a peça abrace o ambiente todo e combine com o estilo da casa”, indica a profissional. Além disso, ele deve ser gostoso de pisar e sentar.
Adega – Para os pais que adoram vinhos, um bom presente é uma adega. “Ela pode ser colocada em área social, como sala de jantar ou estar e terraço”, diz Silvana.
A adega pode também ser projetada dentro de casa, se houver espaço. O indicado é deixar perto dos vinhos taças, bandejas com outras bebidas e até máquina de café expresso, de acordo com a especialista.
“Hoje se usa uma linguagem mais moderna, com aparadores feitos sob medida para encaixar a adega”, garante a arquiteta.
Se o pai já tiver uma adega, presenteá-lo com um vinho pode ser uma boa pedida.
Biblioteca – Quer agradar o pai que tem paixão por livros? Invista em uma biblioteca em um canto de sua casa.
Para desfrutar de horas de leitura sem ser incomodado, vale à pena investir em janelas acústicas. Assim, o barulho externo não perturba seu momento de lazer.
“Prateleiras de madeira dão ar aconchegante”, afirma Silvana. A arquiteta diz que tons neutros também são indicados para este ambiente.
Poltrona de leitura confortável e uma luminária de piso também são recomendadas para o cenário, além de uma mesa de apoio para colocar um copo com bebida.
Garagem – Assim como existem pais que adoram passar horas devorando um livro, outros gostam mesmo é de ficar na garagem cuidando do carro.
Ferramentas costumam agradar este tipo de pai, ainda mais se o espaço tiver armários que possam comportá-las.
“Este é um ambiente que precisa ser fácil de limpar, portanto o ideal é que o piso seja feito com um material que não dê tanto trabalho para lavar, como o porcelanato”, recomenda Silvana.
O tom do piso pode ser mesclado, pois, segundo a profissional, cores muito claras e brilhantes denunciam a sujeira.
Se o pai gosta de lavar o carro e consertar equipamentos, uma boa opção de presente é oferecer a ele itens como kits de lavagem ou caixa de ferramenta.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário