sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia dos pais: invista no cantinho preferido deles

Arquiteta dá dicas de como caprichar em cinco ambientes que os homens mais gostam dentro de casa


Para os pais que gostam de fazer churrasco, churrasqueira é ótima opção de presente (Fotos: Thinkstock)

Aos que ainda não decidiram como presentear nos Dias dos Pais, aqui vai uma sugestão: avalie qual é o espaço preferido por eles dentro de casa e invista no ambiente para que eles fiquem felizes o ano inteiro.
Há todos os tipos de pais. Alguns gostam de passar horas lendo um bom livro em uma sala onde o silêncio impera. Já outros gostam mesmo é de reunir a família em volta da churrasqueira, enquanto ele providencia a refeição.
Para ajudar a agradar o seu pai no dia em que ele é homenageado, selecionamos algumas dicas com a arquiteta Silvana Lara Nogueira para deixar o cantinho preferido dele na casa ainda mais atrativo. Confira:
Churrasqueira – Este pode ser o ambiente da casa preferido dos pais que gostam de churrasco. Para investir nesta área, o ideal é ficar atento ao que pode facilitar o preparo da carne.
De acordo com arquiteta, churrasqueiras a gas são mais simples de usar e limpar. Além disso, não é precisa comprar carvão para abastecê-la
“Enquanto mulheres pensam no ambiente com foco na estética, homens se preocupam mais com o espaço para que caiba o máximo de utensílios possíveis”, diz Silvana.
Para a arquiteta, itens como frigobar e chopeira devem ficar próximos à área em que o homem prepara o churrasco.
“Televisão também é bem-vinda neste espaço, pois enquanto o pai faz o churrasco, toma um chopp e acompanha o futebol na tv”, sugere a profissional.
Se o pai for daqueles homens que gostam mesmo de cozinhar, um cooktop também pode entrar neste canto, de acordo com a arquiteta. Desta maneira, ele pode aumentar as opções de pratos para servir para a família.
“A tendência é pela procura de churrasqueiras a gás, pois são mais simples de usar e limpar. Além disso, não é preciso ficar comprando carvão”, diz Silvana.
Talheres e espetos devem ficar em um lugar de fácil acesso, assim como tábuas para corte de carne.
Para facilitar a socialização com a família e amigos, a bancada deve ser virada para a churrasqueira, para que o pai que prepara a refeição também possa participar da conversa.
“Bancada de granito é a mais indicada, pois a carne mancha, caso o material seja muito poroso”, recomenda. Já para a marcenaria, a arquiteta recomenda madeira de demolição, que confere um visual mais rústico.
Tapetes confortáveis na sala de TV deixam o pai muito mais à vontade
Sala de TV – Se o pai é do tipo que aprecia passar horas em frente à televisão, seja para assistir um filme ou jogos de futebol, o ideal é investir em um ambiente onde ele possa desfrutar deste hobby confortavelmente.
“As mulheres normalmente se preocupam com cor e tecido do sofá, enquanto homens dão mais atenção aos equipamentos presentes no espaço”, lembra.
Um projeto com bom home theater e caixas de som agradam. Segundo a arquiteta, quanto maior o tamanho da televisão, mais feliz o homem fica.
Sofá com tonalidade escura evita que o pai leve broncas por colocar os pés no assento e sujá-lo
O sofá tem que ser aconchegante. “Ele pode ser revestido com um tecido gostoso como o linho, camurça ou chenille. Já as almofadas podem ser de tricô”, recomenda Silvana.
O ideal é que o sofá não tenha cor clara para evitar brigas em casa. “Desta maneira, as mulheres não reclamam se eles colocarem o pé em cima ou sujarem”, diz a arquiteta.
Tapetes também ajudam no quesito aconchego. “É importante que a peça abrace o ambiente todo e combine com o estilo da casa”, indica a profissional. Além disso, ele deve ser gostoso de pisar e sentar.
Adega – Para os pais que adoram vinhos, um bom presente é uma adega. “Ela pode ser colocada em área social, como sala de jantar ou estar e terraço”, diz Silvana.
Pais que apreciam vinho podem ser surpreendidos com uma adega dentro de casa
A adega pode também ser projetada dentro de casa, se houver espaço. O indicado é deixar perto dos vinhos taças, bandejas com outras bebidas e até máquina de café expresso, de acordo com a especialista.
“Hoje se usa uma linguagem mais moderna, com aparadores feitos sob medida para encaixar a adega”, garante a arquiteta.
Se o pai já tiver uma adega, presenteá-lo com um vinho pode ser uma boa pedida.
Biblioteca deve ser em local silencioso da casa
Biblioteca – Quer agradar o pai que tem paixão por livros? Invista em uma biblioteca em um canto de sua casa.
Para desfrutar de horas de leitura sem ser incomodado, vale à pena investir em janelas acústicas. Assim, o barulho externo não perturba seu momento de lazer.
Espaço da biblioteca pode servir também como home office
“Prateleiras de madeira dão ar aconchegante”, afirma Silvana. A arquiteta diz que tons neutros também são indicados para este ambiente.
Poltrona de leitura confortável e uma luminária de piso também são recomendadas para o cenário, além de uma mesa de apoio para colocar um copo com bebida.
Garagem – Assim como existem pais que adoram passar horas devorando um livro, outros gostam mesmo é de ficar na garagem cuidando do carro.
Para pais que gostam de passar o final de semana cuidando do carro, um kit de lavagem pode agradar
Ferramentas costumam agradar este tipo de pai, ainda mais se o espaço tiver armários que possam comportá-las.
“Este é um ambiente que precisa ser fácil de limpar, portanto o ideal é que o piso seja feito com um material que não dê tanto trabalho para lavar, como o porcelanato”, recomenda Silvana.
Kit de ferramentas também pode deixar feliz o pai que tem a garagem como o canto preferido da casa
O tom do piso pode ser mesclado, pois, segundo a profissional, cores muito claras e brilhantes denunciam a sujeira.
Se o pai gosta de lavar o carro e consertar equipamentos, uma boa opção de presente é oferecer a ele itens como kits de lavagem ou caixa de ferramenta.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário