quinta-feira, 29 de agosto de 2013

'Inflação do aluguel' desacelera alta para 0,15% em agosto

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,15% em agosto, ante elevação de 0,26% em julho, favorecido pela desaceleração da alta dos preços no atacado e da construção, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. Ele calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Em 12 meses o IGP-M acumula alta de 3,85%. Em relação à segunda prévia de agosto, entretanto, houve ligeira aceleração, após alta de 0,11% no período.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 0,14% em agosto, ante avanço de 0,30% em julho.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, avançou 0,09%, após variação negativa de 0,07% no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,31%, desacelerando ante alta de 0,73% na apuração de julho.
O resultado foi igual à mediana de 26 projeções em pesquisa Reuters, cujas estimativas variaram de 0,06% a 0,25%.
Diante de um cenário de inflação ainda elevada mas também de dificuldades de crescimento, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na quarta-feira elevar a taxa básica de juros Selic em 0,50 ponto percentual, para 9% ao ano.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário