quinta-feira, 4 de abril de 2013

Compradores preferem imóveis compactos nas capitais

Em São Paulo e Curitiba, apartamentos de dois quartos já representam mais da metade da preferência entre clientes.
Com a nova configuração familiar brasileira, os casamentos tardios e o aumento do crédito para imóveis, cresce a procura por apartamentos de dois quartos. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, Ademi/PR, mostram que em Curitiba este tipo de imóvel é maioria no volume de lançamentos. 


O Jornal Gazeta do Povo analisa os dados e informa que “esse tipo de unidade é maioria no volume de lançamentos na cidade: em 2009, eles corresponderam a 52% do total de unidades novas e em 2012 eram 44%”. A partir de 2008 é que a mudança começou a ser sentida na capital paranaense.
Já na cidade de São Paulo, a venda de apartamentos compactos foi preferência e liderou as vendas. Segundo estudo realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de São Paulo, Secovi-SP, e divulgado no portal Tacasas “em julho de 2012, as vendas de imóveis residenciais novos em São Paulo totalizaram quase 1,7 mil unidades. Desse montante, ainda de acordo com o sindicato, 766 corresponderam a apartamentos de dois dormitórios, seguido por 456 unidades residenciais de três quartos, 324 unidades de apenas um dormitório e outras 143 de quatro dormitórios”. 
Mas a preferência também é vista em cidades do interior de São Paulo, local em que, de acordo com a reportagem, o índice de empreendimentos com dois quartos chega a 90%.

Categoria representa 56% do mercado

De acordo com uma pesquisa realizada pela Lopes Inteligência de Mercado, empresa de intermediação e consultoria imobiliária, os apartamentos de dois quartos são preferência  entre compradores. Com 92 mil unidades pesquisadas, a categoria representa 56% do total do mercado. Além do preço acessível – em média R$ 4,08 mil– ele é procurado por clientes recém-casados ou que possuem apenas um filho. 

Fonte: RedImob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário