segunda-feira, 1 de abril de 2013

Confira dicas para aproveitar melhor os espaços pequenos de casa

Para quem tem espaços pequenos, planejamento é essencial para melhorar o aproveitamento. Veja conselhos de especialistas:


SUPERAPROVEITAMENTO

A designer Marina Linhares dá dicas de alguns de seus projetos:

Espaços pequenos

Transforme o espaço embaixo da escada num cômodo para leitura todo de madeira e com uma estante modular e uma escrivaninha, ambos bem iluminados

Para integrar a sala de estar a uma sala de jogos para as crianças, a solução foi criar um baú com rodinhas (perto da cortina, à dir.) onde são guardados os brinquedos. As cores da cortina e do sofá dão um ar divertido ao "living"

O hall pode virar um espaço para leitura e descanso de objetos, com sofá, um banco usado como revisteiro e cabideiro para chapéus e bolsas

MOBÍLIA SOB MEDIDA
Com a redução dos tamanhos dos imóveis e o encarecimento no valor dos mesmos, um mobiliário feito sob medida pode evitar a impressão de desorganização. Mas planejá-lo demanda alguns cuidados.
O primeiro é analisar os tamanhos das roupas e objetos, para que o móvel seja construído de forma adequada. Com o projeto em mãos, exija que as medidas sejam feitas pelo marceneiro pessoalmente.
Sérgio Barbosa da Silva, da S.A. Marcenaria, diz ser comum clientes e até arquitetos passarem dados errados de altura, comprimento e largura.
MÓVEL LAQUEADO
Outra dica do marceneiro Sérgio Barbosa da Silva é pensar bem nos materiais que irão revestir os móveis.
Laqueados são os campeões da preferência e ficam coloridos e com brilho. Mas o material não é bastante durável. Não pode ficar exposto a locais com sol direto porque a laca resseca e racha. Além disso, lasca fácil e risca. Então, o ideal é usar essa pintura em itens que não sejam de muita utilização e manuseio.
Em uma cozinha, a opção é o gofrato --também chamado de fórmica líquida. O material cria uma pintura fosca, obtida com tinta de poliuretano, que reproduz um acabamento laqueado microtexturizado. Sua durabilidade é mais alta que a de pinturas normais, e a paleta de cores exibe mais de 500 variedades.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário