quarta-feira, 3 de abril de 2013

Veja mitos e verdades que podem influenciar na decoração

Decorar uma casa ou apartamento não precisa ser, necessariamente, uma tarefa complicada e desgastante. Com alguns conhecimentos básicos você pode dar nova vida aos ambientes, sem perder tempo ou gastar além da conta. Mas é preciso atenção para não cometer erros e colocar todo o trabalho a perder. Por isso, é sempre bom estar bem informado e saber o que é mito e o que é verdade quando o assunto é decoração. Anote aí alguns deles e acerte na composição dos ambientes da sua casa. As dicas são do blog Decoração de Apartamentos: 

Mito: "Um bom plano de decoração deve incluir as últimas tendências" 

Não centre seu plano de decoração nas últimas tendências e no que está na moda, se não se identifica pessoalmente com elas. O importante é que tenha em conta os seus próprios gostos e preferências, aos quais poderá acrescentar as tendências que mais aprecia. 

Trace uma distinção clara entre o que é necessário e funcional, e o que é apenas um desejo ou tendência. 

Mito: "Os móveis devem combinar com a cor das paredes" 

Não compre móveis apenas pensando nas cores das paredes. Em primeiro lugar, o essencial é que o mobiliário seja funcional. Por isso, identifique sempre quais a funções que cada peça terá em determinado espaço. 


Reprodução

Compre sempre os elementos de maior dimensão primeiro, como o sofá, mesas de jantar e camas. Depois, dê atenção aos pequenos detalhes como acessórios decorativos, como tecidos e padrões.

Mito: "O processo de decoração deve ser elaborado rapidamente e de uma vez só"

Não caia no erro de pensar que o processo de decoração tem de ficar completo de uma só vez. A decoração é algo que está em constante mudança.

Estabeleça um orçamento e vá adquirindo o que precisa com o tempo, em vez de ceder a compras precipitadas só porque quer terminar tudo o mais rápido possível. O mais importante ter um projeto bem desenvolvido e que lhe agrada, independentemente do tempo que ele levará para ser concluído. 

Cores

Em seu blog Simples Decoração a designer de interiores Rosana Silva faz algumas observações sobre mitos e verdades sobre o uso das cores na decoração.

Mito: "Pintar as paredes de um ambiente com cor escura vai fazê-lo parecer menor"

De acordo com Rosana isso não é verdade. "Uma parede pode ser mais escura, mas vai precisar de mais luz (seja natural ou artificial). Ter paredes escuras não significa que ela farão os ambientes parecerem menores. O que faz um ambiente parecer menor é um grande contraste entre as cores das paredes – principalmente cores quentes - e as do restante do ambiente! Isso porque o contraste entre as cores faz a parede "pular" prá frente, brigando por atenção com as outras cores do recinto", esclarece. 


Reprodução

Por exemplo: uma parede em vermelho escuro, uma cor quente e forte, que contrasta mais com o restante do ambiente parece "mais perto" que uma parede em cinza escuro, uma cor neutra, que "causa menos contraste".

Mito: "Pintar paredes de ambientes escuros com branco 'ilumina' o local"

"O que ilumina um ambiente é uma boa iluminação! Paredes brancas em um ambiente escuro, se você não aumentar a luz, vão parecer cinzas e nada vão acrescentar em termos de iluminação. É óbvio que se você usar cores escuras o ambiente vai precisar de mais luz. Por outro lado as cores claras nunca irão iluminar ambiente escuro, simplesmente porque não são fontes de luz! Mas se você tiver paredes claras, boa iluminação e revestimentos que reflitam a iluminação (natural ou artificial), o ambiente vai ficar mais claro", orienta.

Mito: "Usar muita cor causa sensação de ambiente 'bagunçado'" 


Reprodução

Veja estes dois ambientes: o primeiro (à direita) tem bem menos variações de cores que o segundo e, mesmo assim, parece bem mais "bagunçado". Perceba que o que causa a sensação de "bagunça" é o excesso de elementos, que brigam por atenção. Já na imagem à esquerda há mais texturas, detalhes e linhas, mas há harmonia na disposição dos elementos, não há excessos. "Claro que se você colocar um monte de coisas coloridas no ambiente, sem qualquer critério, a bagunça será inevitável", alerta Rosana.

Mito: "Não misturar padrões" 


Reprodução

Segundo Rosana é permitido misturar diferentes padrões, embora essa tarefa não seja das mais fáceis. "Pode sim e fica ótimo quando se sabe usar", diz ela. Para não errar na hora de fazer essa mistura a designer dá cinco conselhos:

● Limitar a quantidade de cores usadas;
● Aumentar no ambiente as áreas em cores neutras ou usar somente uma cor;
● Usar o mesmo tipo de tecido ou padrões do mesmo estilo;
● Prefira os padrões mais simples;
● Use cores variadas se optar por padrões iguais.


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário