Você já pensou em deixar a sua cama arrumada no padrão de hotel cinco estrelas ? Caso já tenha desejado isso, saiba que essa não é uma tarefa impossível e nem tão difícil. Basta adicionar uma dose de capricho na hora da arrumação.
A governanta Maria José Gonçalves, do hotel Transamérica Executive Chácara Santo Antonio, diz que a primeira ação é colocar o protetor de colchão com elástico. Em cima do protetor, insira o lençol sem elástico da direita para a esquerda até terminar de prendê-lo para deixar as pontas bem esticadas.
A diretora da Gal Treinamentos, empresa especializada em treinar e formar profissionais da área de hoteleira, Gisele Lacorte, diz que para o lençol ficar bem esticado, a melhor técnica é “envelopar”, o que consiste em dobrar as quatro pontas do lençol como um envelope.
“Para ficar bem esticado e evitar rugas e dobras é importante também que o lençol fique bem preso na cabeceira”, explica Gisele. Para isso, é necessário que haja mais pano nessa parte do que nos pés da cama.
A próxima etapa é ajustar o segundo lençol cujo caimento das laterais deve tapar o colchão, deixando as pontas bem esticadas, de acordo com a governanta Maria José.
Depois de deixar o lençol bem esticado é hora de investir na sobreposição dos cobertores, edredom e travesseiros. Segundo Maria José, o cobertor precisa ser colocado a um palmo abaixo da cabeceira e esticado até os pés. As pontas dos pés são presas, porém, antes são dobradas em formato envelope e depois colocadas embaixo do colchão para prender junto com o segundo lençol.
Por último, é inserido o cobre leito que é uma colcha que fica em cima do cobertor e cobre toda a cama e as laterais que cobrem o colchão. Os travesseiros devem ser alinhados de acordo com o gosto. Embaixo do lençol ou em cima da colcha.
“Sinta-se em seu reinado e abuse dos travesseiros. Para dar mais charme ao quarto, use no mínimo quatro”, diz Janaína Cardoso dos Santos, docente de hotelaria e hospedagem do Senac Santos.
Ela explica que, na cama de casal, os dois primeiros travesseiros podem ficar em pé na posição horizontal e encostados na cabeceira. “Para esses, o ideal é optar por fronhas que sejam parecidas com a estampa da colcha ou do edredom”, explica.
Os outros dois travesseiros devem ficar na mesma posição, recostados nos primeiros. Para eles, use fronhas que acompanhem a cor dos lençóis.
O mesmo conceito deve ser usado na cama de solteiro, sempre respeitando o tamanho do colchão. “Para dar mais graça ao ambiente brinque com almofadas e rolinhos em tons e texturas diferenciadas”, finaliza Janaína.
Para não comprometer a arrumação, a recomendação para as camareiras do hotel Blue Tree Premium é armazenar de forma adequada os itens que fazem parte do enxoval, evitando que fiquem amassados. Algo que é possível ser feito em casa também. Outra dica é estabelecer a ordem da arrumação para facilitar o trabalho e ganhar agilidade.
A técnica profissional confere um resultado ainda mais eficiente quando a roupa de cama é de boa qualidade.
A técnica profissional confere um resultado ainda mais eficiente quando a roupa de cama é de boa qualidade.
Passo-a-passo*
1. Ajuste a “saia” da cama para que fique alinhada à base
2. Estenda e estique o lençol de baixo
3. Envelope o lençol de baixo, prendendo bem embaixo do colchão
4. Estenda e estique o lençol de cima
5. Estenda o edredom
6. Estique bem o edredom
7. Verifique o caimento lateral e do pé, mantendo os dois lados na mesma altura
8. Faça a dobra do lençol de cima sobre o edredom
9. Alinhe os travesseiros
10. Ao final, olhe a cama como um todo e identifique se há ajustes a serem feitos para garantir a perfeição da arrumação
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário