sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Azul esverdeado é aposta para 2014 em tinta decorativa; veja outras

O azul esverdeado é a grande aposta da Coral, empresa de tintas decorativas, para o próximo ano. A marca apresentou nesta quinta-feira, em São Paulo, as tendências para 2014. Chamada de "Lagoa Particular", a cor busca a "harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul".
"Percebemos um mundo à procura de respostas, o que resultou em uma gama de cores convidativa e excitante que inspirará renovação", diz Stephanie Kraneveld, gerente global de conhecimento de cores da Coral.
As apostas da marca são resultado de um estudo global de cores desenvolvido na Holanda e que considera áreas como moda, arquitetura, decoração e comportamento.
"Precisamos estar conectados com as ondas sociais e econômicas e, para isso, reunimos especialistas de diferentes áreas e lugares", diz Kraneveld.

Apesar do caráter internacional, Jaap Kuiper, executivo da marca para a América Latina, afirma que a paleta de cores identificada como "Faça Agora" se alinha a um movimento peculiar da sociedade brasileira:
"'Faça Agora' tem energia e estimula a ação. O brasileiro sempre teve uma postura muito resiliente e flexível e, agora, está reagindo, demonstrando impaciência", diz ele em relação aos protestos no país.
As outras quatro tendências para 2014 foram denominadas "Revolução Silenciosa", "Prova Substancial", "Étinico Urbano" e "Jardim Secreto".
"A linha 'Revolução Silenciosa' tem mais a ver com o espaço que os tímidos estão ganhando na sociedade", diz Kuiper, referindo-se a uma palheta de brancos diferenciados e neutros médios.
Cores fortes e vibrantes também compõem a tendência "Étnico Urbano", com referência em tons familiares dos padrões de ponto-cruz, nos ornamentos das bonecas russas e nos tecidos da Índia, América do Sul e China. Neste grupo está inserida a "cor do ano", o azul esverdeado "Lagoa Particular".
Já a paleta "Jardim Secreto" reúne tons suaves e enevoados, como ameixas maduras, tons quase neutros de lilás e cinza. Mas também estão presentes verdes (desde o mais escuro até o menta quase pastel), ao lado dos neutros, que surgem com um toque de rosa ou lavanda.
Por fim, a linha "Prova Substancial" apresenta tons de gesso, tijolo e massa de vidraceiro, enriquecidos com tonalidades de esmeralda escura e sangue-de-boi.
Segundo Kuiper, as paletas para 2014 apontam para um cenário de "luz no fim do túnel". "Vivemos um momento de equilíbrio, com cores sutis e harmoniosas. A economia está em recuperação, numa avaliação de otimista a moderada."
A paleta de cor apresentada hoje deve ser encontrada em breve nas lojas. Conforme Kuiper, os preços permanecem estáveis em relação à coleção anterior. A Coral responde hoje por 27% do mercado (em volume) brasileiro, segundo o executivo, à frente da Suvinil, com 23%.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário