quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Espaço em casa para a leitura relaxa e ainda deixa o ambiente mais bonito

No entanto, é importante escolher a iluminação correta para garantir o sucesso do espaço

Além de exercitar a imaginação, ler nos ajuda a ampliar a percepção do mundo, reduzir o estresse e estimular a memória. E ter um espaço em casa para se dedicar à leitura também permite relaxar e passar bons momentos em um lugar aconchegante.

Cantinho de leitura assinado pela arquiteta Eliane Fiuza
Foto:  Divulgação
Para criar um cantinho dedicado à exploração dos livros, revistas e jornais, dois elementos são fundamentais: iluminação adequada e direta e poltrona confortável. De preços acessíveis, os itens ajudam a salientar a sensação de bem-estar e conforto, sem que seja necessário lançar mão de um projeto de decoração complexo.
Vale lembrar que o cantinho de leitura pode ser concebido em um espaço pequeno da casa, como área remanescente da sala de estar ou de jantar, ou ainda em outros cômodos. A arquiteta Eliane Fiuza, por exemplo, criou projeto em que o cantinho fica no quarto do casal.
Para garantir o aconchego, a dica é investir em uma poltrona confortável, de preferência uma peça com braços e toda estofada. Se tiver apoio para os pés, também ajuda.
Arquitetos e designers orientam a montar o canto de leitura em um lugar com boa iluminação, que pode vir de abajur ou de luminária de piso, caso o ambiente não receba luz direta. Lojas como a Velha Bahia e a Novo Ambiente do CasaShopping, na Barra da Tijuca, têm opções de poltronas e luminárias, por preços que variam de acordo com o produto e que cabem no bolso.
Para ter composição harmoniosa com o restante da decoração, é preciso respeitar o estilo dos móveis já existentes. O importante é que os objetos do cantinho de leitura tenham proporções adequadas, preservando a circulação e o conforto de outros ambientes.

Fonte: O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário