Muitas vezes descartado na hora da pensar na decoração da casa, o banheiro é um ambiente que pode ter toques de bom gosto e sofisticação.
Nesta matéria, o ZAP Imóveis mostra dez projetos das arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles, do Spaço Interior Arquitetura e Execução, que representam situações nas quais as profissionais usaram composições de bancadas diferentes:
1 – Bancada em alvenaria
Uma solução mais barata do que o mármore ou outros materiais similares, a bancada de alvenaria pode ser coberta por pastilhas ou qualquer outro tipo de revestimento, inclusive vidros e espelhos, tornando-se uma peça mais personalizada que as demais.
Nesse caso, as arquitetas usaram uma cuba de embutir em louça branca com formato côncavo, mais adequada para banheiros com bancadas um pouco maiores.
2 – Bancada de madeira
Aqui foram usadas bancada em madeira e uma cuba de sobrepor, mas de maneira diferente, embutida em um corte na bancada. Devido à pequena dimensão do lavabo, essa bancada possui um recorte para deixar mais espaço livre no banheiro.
3 – Corian
Buscando trazer cor para dentro do banheiro, as arquitetas fizeram essa bancada em corian laranja. O corian é um material usado na indústria química altamente resistente, bactericida e pode ser trabalhado em diversas cores e formatos. Observe que a cuba, que aparenta ser de louça, também foi feita em corian, porém na cor branca.
4 – Cubas de semi-encaixe
Abaixo, o cliente desejava compartilhar o banheiro para os dois filhos. Como o espaço não era tão grande, Ana e Sabrina utilizaram cubas de semi-encaixe, ganhando área de bancada. A bancada foi feita em corian azul, mas com acabamento diferente do projeto acima, imitando uma pedraria.
5 – Cuba esculpida
No projeto do lavabo abaixo, como a área a ser trabalhada era muito pequena, foi feita uma pequena bancada em madeira para que fosse possível apoiar alguns objetos, como saboneteiras e velas. A cuba esculpida em quartzo branco foi deslocada para o centro do banheiro para abrir espaço para a circulação, pois, caso contrário, não seria possível a abertura da porta.
Cubas esculpidas são peças lindas, mas não muito práticas. Por isso, devem ser usadas mais em lavabos, pois sua limpeza não é algo tão simples como a de uma cuba de louça.
6 – Mármore
O clássico nunca sai de moda! Nesse lavabo, elas usaram o mármore, ícone de sofisticação em uma pia esculpida.
Por ser um material poroso, deve ser evitado em regiões como cozinhas e lavanderias. Ele não é resistente a produtos químico fortes e, exposto à água, pode apresentar infiltrações na pedra ao longo do tempo.
7 – Cuba de sobrepor
No espaço da foto abaixo foi utilizada uma cuba de sobrepor em uma bancada em madeira, dando a impressão de que a cuba é uma peça decorativa, podendo ser retirada do local a qualquer momento e trazendo leveza e sofisticação ao ambiente.
8 – Mármore e porcelanato
Essa bancada em mármore foi repaginada! Sua saia (parte inferior da bancada) recebeu porcelanato que imita madeira e seu frontão (parte posterior da bancada) recebeu o mesmo revestimento, criando uma faixa que se integra visualmente ao piso.
A cuba usada anteriormente (de embutir oval tradicional) foi substituída por uma de sobrepor, que tampou o buraco deixado por ela.
9 – Mármore carrara
Buscando dar um ar mais litorâneo ao banheiro, as arquitetas escolheram o mármore carrara e uma cuba de sobrepor com design diferenciado, também na cor branca.
10 – Espaço reduzido
Como a área era muito pequena, elas escolheram uma cuba esculpida que pode ser moldada em qualquer tamanho e um recorte na bancada para que a pessoa consiga acessar o vaso sanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário