quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Veja como escolher os móveis certos para a casa da praia

As peças do mobiliário precisam ser práticas e resistentes à maresia para que desgastes durante as férias sejam evitados


Na hora de decorar a casa da praia, investir em móveis e artigos práticos e resistentes aos efeitos da maresia pode garantir férias mais tranquilas e sem imprevistos. Ninguém precisa enfrentar problemas justamente nos momentos de descanso mais aguardados durante o ano, certo? Para escolher as peças do mobiliário da casa de veraneio de forma mais certeira, confira as orientações da arquitetaTania Bertolucci.
Tania Bertolucci Arquitetura-móveis-casa da praia-maresia-verão-férias
Neste projeto em um apartamento em Canasvieiras, em Santa Catarina, a arquiteta Tania Bertolucci utilizou armários com portas com venezianas. O material usado nos móveis foi melamina com padrão amadeirado
Quando chegar o momento de definir qual será o sofá da sala, ou os assentos das cadeiras, por exemplo, é preciso ficar atento aos tecidos utilizados como acabamentos. Afinal, haja resistência para tanto protetor solar, água do mar, bebidas... Por isso, a arquiteta sugere o uso dos aquablock, que possuem textura bem agradável. “Não aconselho o uso de couro e sintéticos (com exceção para os couros tratados com processo de lixamento), pois embora sejam muito práticos no quesito manutenção, não respiram e causam bastante desconforto no contato com a pele nos dias quentes”, explica.
Tania Bertolucci Arquitetura-móveis-casa da praia-maresia-verão-férias
No mesmo projeto, Tania utilizou caixa de fibra no banheiro
Tania também lembra que, durante o verão, normalmente usamos poucas roupas e, como consequência, a nossa pele acaba tendo contato direto com o tecido dos móveis e temos que levar em conta a textura que escolhemos. “Tecidos totalmente sintéticos ou impermeáveis devem ser evitados em função disso”, justifica. Já aqueles à base de algodão são boas alternativas. “Lembre que sol direto desbota cores de tecidos e altera a tonalidade das madeiras. Por isso aconselho o uso de tecidos para estofados que tenham proteção UVA e UVB”, destaca. Para o exterior, a arquiteta também indica os aquablock, mas não podem ficar totalmente desprotegidos, pois podem ser prejudicados devido aos raios solares e à chuva.
Para a escolha de armários, Tania orienta um cuidado com as dobradiças e outros componentes, que devem ser feitos de materiais resistentes, como alumínio, aço ou mesmo ligas de metais como o zamak. “O uso de portas de correr com componentes de alumínio é uma boa pedida, assim como revestimentos com vidro, melaminas etc. O mercado oferece ótimas alternativas para móveis, inclusive gabinetes totalmente em aço, que têm excelente durabilidade na praia. Não é necessário evitar o uso de dobradiças, o que precisamos fazer é escolher peças de boa qualidade e que tenham garantia do fabricante”, informa.
Os armários da casa da praia costumam ficar bastante tempo fechados e podem apresentar problemas de umidade. “Por isso, sempre recomendo que pensemos em alguma ventilação”, diz Tania. Por exemplo, é possível levar em consideração a parede onde serão fixados. Caso sejam paredes externas, o melhor é dar preferência para aquelas com incidência direta do sol. “Se puder, não coloque armários colados a paredes de banheiro”, aponta a arquiteta. Mas também é possível pensar em portas com venezianas, rasgos que formam desenhos, telinhas, entre outros. “Em armários de banheiros tenho usado prateleiras com caixas de fibra (que podem funcionar como gavetas), organizam nossos pertences e são práticas de limpar e manter, proporcionando ótima ventilação”, sugere.
Tania Bertolucci Arquitetura-móveis-casa da praia-maresia-verão-férias
Para garantir ventilação, a posta do bar recebeu uma tela
As cortinas da casa da praia também precisam ser práticas. “Eu gosto muito de tecidos tipo filtro solar, que, além de protegerem o interior do ambiente dos raios danosos, permitindo a entrada de luz natural, são feitos de um material sintético que aceita limpeza com pano úmido”, indica Tania.
Por fim, evite o uso de peças que tenham ferro, que deteriora muito rápido devido à maresia. “Mesmo o aço inox pode sofrer”, diz a arquiteta.  E madeiras e melaminas são ótimas opções para os móveis, assim como vidro e materiais acrílicos. 

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário