segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mercado está comprador

Pesquisa da Ademi-PR indica redução no estoque de imóveis novos: mesmo com velocidade de vendas lenta, demanda absorve oferta na capital

Dados recentes sobre lançamento e venda de apartamentos novos em Curitiba mostram que o mercado segue em ritmo estável e sem grandes oscilações. A boa notícia, de acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) – que coordena a pesquisa mensal do setor – é que o volume de unidades não comercializadas na capital é o menor desde janeiro de 2013. Em agosto, o índice de estoque ficou em 30,7%.
Segundo a pesquisa, agosto registrou um total de 10.934 unidades à venda na cidade, contabilizando apartamentos residenciais lançados, em obras e prontos. Pela segunda vez no ano o número ficou abaixo de 11 mil. Em fevereiro, havia também 10.934 imóveis em estoque, mas o percentual em relação ao volume total de lançamentos registrados desde 2007 era mais alto, chegando a 32,5%.
A explicação para a mudança é o aumento, apurado pelo levantamento, de quase 6% nos lançamentos imobiliários. Em fevereiro desse ano, a soma de lançamentos na capital era de 33.599 unidades, contadas a partir de janeiro de 2007. Em agosto, chegou a 35.539 unidades, considerando o mesmo período.
“O mercado está comprador. A velocidade de vendas está mais lenta do que no ano passado, mas a evolução entre o volume de lançamentos e a comercialização do estoque mostra que a demanda está absorvendo a oferta”, diz Gustavo Selig, presidente da Ademi-PR.
De acordo com Selig, o estoque de 30,7% fica dentro do percentual considerado “saudável”. “Está em equilíbrio. O mercado entra em alerta se o índice passar de 37%”, explica.
Valorização
Ainda de acordo com a pesquisa, os imóveis continuam a valorizar em Curitiba. O preço médio do metro quadrado privativo em agosto, em comparação ao mês anterior, teve alta de 0,9%. O maior valor é para os apartamentos residenciais de dois dormitórios no Batel, segmento que atingiu o preço de R$ 9,1 mil.
O valor médio do metro quadrado privativo de imóveis novos na cidade está em R$ 5,8 mil.
O levantamento indicou, também, uma retomada nos lançamentos de edifícios residenciais com unidades de um e de três dormitórios em Curitiba no segundo semestre desse ano. Segundo a Ademi-PR, esse dado mostra que após um grande volume de lançamentos para o programa Minha Casa Minha Vida, as construtoras e incorporadoras estão apostando no segmento de luxo e alto padrão.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário