sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vai reformar? Cuidado com a síndrome do “já quê”!

No decorrer de uma obra de reforma, é comum começar uma reforma e pensar coisas como: “Já que estou fazendo a reforma do piso, por que não tirar esta parede?” Cuidado: o “já quê” é o terror das reformas e responsável por quase todos os estouros de orçamento.
A síndrome do “já quê” acontece, em geral, na autoconstrução. É uma atitude que leva a gastos e prazos que se estendem muito além do planejado.
A autoconstrução é o processo de produção de uma habitação que tem como gestor o próprio morador. Geralmente, a obra caminha de forma parcelada, à medida que a pessoa consegue recursos para a aquisição de materiais, e com mão de obra de terceiros – contratados, muitas vezes, sem nenhuma garantia da qualidade dos serviços e nem mesmo da execução.
Para quem pensa em reformar, a autoconstrução pode se tornar uma ótima opção, desde que se tome alguns cuidados para evitar o “já quê” e outros transtornos.
Reformar ou construir não é serviço para amadores: o trabalho do arquiteto e do engenheiro é fundamental para manter o custo dentro do razoável, evitando desperdícios e obtendo o melhor resultado possível dentro do orçamento proposto.
Se você vai reformar, em primeiro lugar, faça um bom planejamento, que deve envolver os gastos previstos e também despesas extras, pois, em geral, infelizmente elas acabam aparecendo. É preciso definir exatamente o que vai ser feito e o quanto se pretende gastar.
Esse passo vai orientar o tipo e quantidade de materiais a comprar e quais profissionais serão contratados, entre outras despesas. Verificar se vai ser trocado o lugar das tomadas, adicionar outras ou mudar o sistema de encanamento de água são bons exemplos do que não pode ser esquecido no planejamento.
Essa é uma das grandes coisas que você deve se preocupar, pois o quebra-quebra para mudar coisas de lugar ou acrescentar alguma obra não prevista, depois de concluída a reforma do imóvel, pode atrasar – e muito! – o cronograma. Daí a importância de um bom projeto arquitetônico, com a definição, no layout, de onde ficarão os eletros e os móveis.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário