quinta-feira, 24 de outubro de 2013

60% dos moradores ignoram reuniões de condomínio em São Paulo

A reunião do condomínio é ignorada por nada menos do que 60% dos moradores de prédios residenciais na cidade de São Paulo. O dado é da Lello, empresa que atua em administração imobiliária no Estado de São Paulo.

Em média, 40% dos moradores comparecem à assembleia. Esse baixo quórum é verificado inclusive nas chamadas assembleias gerais ordinárias, em que são discutidos temas importantes para o condomínio, como eleição do síndico, aprovação da previsão orçamentária e das contas do exercício anterior.
Baixo quórum é verificado inclusive nas chamadas assembleias gerais ordinárias (Foto: Divulgação)
Nas assembleias extraordinárias, o número de presentes não é diferente. Nestes encontros são colocados em discussão itens como investimentos em segurança, fechamento de sacadas, aprovação de obras e benfeitorias e alteração na convenção ou no regimento interno do condomínio. A duração dessas reuniões, segundo o levantamento da administradora, varia de uma a três horas.
As assembleias “campeãs de audiência” quando o número de presentes chega a 80% dos condôminos são aquelas que têm em sua pauta Sorteio de Vagas de Garagem porque, nesse caso, quem não comparece acaba ficando com os piores lugares para estacionar seu veículo no condomínio.
Os condomínios realizam, em média, duas assembleias por ano, sendo uma ordinária e outra, extraordinária. “Mas os empreendimentos novos, recém-entregues, fazem em média quatro reuniões no primeiro ano, em razão das diversas decisões que precisam tomar, como aprovação do regimento interno e definição de comissão para decoração do prédio, dentre outras”, diz Angélica Arbex, gerente de relacionamento da Lello Condomínios.

Fonte: Zap Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário