quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Época de combater pragas indesejadas

Primavera traz flores, calor e também indesejados insetos que infestam imóveis residenciais e comerciais

Divulgação / Funcionário de empresa homologada aplica sistema com novo produto da Praxxis, que elimina colônias de cupins
Funcionário de empresa homologada aplica sistema com novo produto da Praxxis, que elimina colônias de cupins

A chegada da primavera não traz só flores e clima mais quente. É, também, a época de proliferação de algumas pragas – entre elas, o temido cupim, que causa grandes estragos em imóveis que têm madeira na estrutura.
O calor também aumenta a presença de indesejáveis ratos e baratas, especialmente em áreas comuns como garagens de prédios.
Divulgação
Divulgação / Funcionário de empresa homologada aplica sistema com novo produto da Praxxis, que elimina colônias de cupinsAmpliar imagem
Funcionário de empresa homologada aplica sistema com novo produto da Praxxis, que elimina colônias de cupins
Dirceu Jarenko, vice-presidente de Condomínios do Secovi-PR, o sindicato das imobiliárias paranaenses, explica que quando a praga atinge mais de uma unidade do condomínio ou as áreas comuns, a responsabilidade de contratar uma empresa para solucionar o problema é do condomínio.
“Não adianta o morador querer resolver só o seu lado, de forma individual. Se você passa veneno ou repelente no seu apartamento, os bichos vão para os apartamentos vizinhos”, comenta.
Custo
Outro aspecto é o custo. “Quando os condôminos dividem a contratação do serviço, a despesa fica menor para todos”, observa Jarenko. Ele salienta que serviços de diagnóstico, combate e eliminação de pragas nos imóveis e condomínios devem ser periódicos.
Os condomínios devem contratar empresas idôneas, que oferecem serviços profissionais.
Madeira
Cupins são um assunto preocupante na capital paranaense, onde há muitos imóveis antigos e casas de madeira. “É mais raro aparecer cupins em apartamentos. Isso acontece naqueles mais antigos, que têm piso em taco ou móveis em madeira embutidos”, diz o vice-presidente do Secovi-PR.
De acordo com Jarenko, quando há infestação por cupins a responsabilidade pela eliminação da praga é do proprietário da casa ou apartamento.
Colônias
Entre setembro e dezembro, os cupins alados saem de seus abrigos e, após perderem as asas, formam novas colônias em locais de madeira como pisos, forros, batentes de portas e de janelas, estruturas e móveis.
A revoada de cupins nessa época do ano indica que há uma colônia dos insetos no local. Entre os vestígios da infestação do cupim subterrâneo estão, também, resíduos de terra, grânulos de madeira nos mobiliários, manchas ou ondulações no madeiramento.
“Quando o problema é percebido, grande parte do madeiramento já pode ter sido danificado”, afirma a bióloga Priscila Damiani.
Solo
Falta de cuidado do solo durante a obra da construção civil e o desmatamento também possibilitam a presença desses insetos, observa Priscila, gerente comercial da unidade de negócios da Praxxis Controle de Pragas.
“Locais com madeira e umidade atraem esta praga, que se alimenta de celulose. Há um mito de que cupins consomem concreto, mas na verdade eles costumam se movimentar pelas frestas da edificação, podendo sair de uma rachadura e do rodapé”, explica a bióloga.
Se perceber que o imóvel está infestado, a recomendação é não usar inseticida por conta própria. É mais indicado chamar um especialista que possa identificar a praga.
A Praxxis está apresentando um novo produto, desenvolvido em parceria com a Syngenta, que promete eliminar a colônia de cupins subterrâneos de forma inteligente.
Sistema
Batizado de Sentricon, o sistema só pode ser comercializado e aplicado por empresas homologadas. Em Curitiba, o contato com a empresa pode ser feito pelo telefone 3593-3000.

O produto usa o comportamento dos insetos na colônia de forma que as iscas sejam distribuídas por todo o abrigo dos cupins. Priscila Damiani diz que o Sentricon é seguro. “Não exige a saída de pessoas e animais do ambiente durante a instalação e o acompanhamento técnico”, afirma a bióloga.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário