O CUB (Custo Unitário Básico) no Estado de São Paulo chegou a R$ 1.096,04 por metro quadrado
Construir um imóvel residencial no Estado de São Paulo continua ficando cada vez mais caro.
Isso porque o CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil paulista subiu 0,12% em setembro em relação ao o mês anterior, para R$ 1.096,04 por metro quadrado.
Em setembro, os custos com mão de obra subiram 0,06% em relação a agosto, enquanto os gastos com materiais de construção subiram 0,21% (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)
O CUB, calculado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
No acumulado do ano (janeiro até setembro), a alta chega a 6,95% ante o mesmo intervalo de 2012. Já no período de 12 meses, o indicador apresenta avanço de 7,4%.
Em setembro, os custos com mão de obra subiram 0,06% em relação a agosto, enquanto os gastos com materiais de construção subiram 0,21%. Os salários dos engenheiros indicaram estabilidade, apontou o levantamento.
No período, dois dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do IGP-M do mês, que ficou em 1,50%. Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês, estão:
Massa pronta para reboco externo c/ impermeabilização – 3,70%
Chapa compensado resinado 12mm – 2,47%
Tinta látex branca PVA – 1,32%
Alimentação tipo marmitex – 0,49%
Aço CA-50 – 0,29%
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário