terça-feira, 15 de outubro de 2013

Organize sua casa com prateleiras

Elas podem ser usadas em qualquer ambiente e assumir papel de decoração

As prateleiras estão se tornando protagonistas no layout de casas e escritórios em função dos espaços cada vez mais reduzidos. Na opinião da arquiteta Elaine Faustino, elas proporcionam um jeito descolado de mandar os livros, objetos pessoais e coleções para o alto, sem obstruir a circulação.


As prateleiras podem ser usadas em qualquer ambiente e podem assumir uma característica mais decorativa ou de organização (Foto: Divulgação)

“Já foi o tempo em que os livros recheavam a decoração da sala. Na minha infância, a TV era mera coadjuvante e ficava escondida na sala de TV, até porque não era um objeto muito bonito para ficar exposto”, lembra a arquiteta. Depois, com o “boom” minimalista, junto com a evolução da TV como objeto de design, transformando-se em quase um telão, o papel das estantes com prateleiras ficou um pouco de lado.
Prateleiras proporcionam um jeito descolado de mandar os livros, objetos pessoais e coleções para o alto, sem obstruir a circulação (Fotos: Elaine Faustino)

Mas, como tudo o que é bom nunca deixa de existir, as prateleiras voltaram às casas não só por nostalgia, mas por merecimento.
“Não há nada mais prazeroso do que entrar numa casa com estantes recheadas de livros e objetos”, diz Elaine.
“Confesso que sou vidrada nesse jeito despretensioso de dispor as coisas. Seja na sala ou na cozinha, há sempre espaço para compor uma estante recheada de prateleiras ou nichos abertos, deixando a casa com alma, com a cara do dono”, argumenta a arquiteta.
Em tempos de reciclagem, de criação de ambientes sustentáveis, está em alta aproveitar até caixotes de feira. “Há um jovem designer holandês, Jephte Francissen, que criou um sistema fantástico de prateleiras ‘hoogendroog’. Ele construiu caixas com sobras de madeira descartadas e as uniu a uma engrenagem bem simples de sobe e desce”, relata.
Em estantes com nichos iluminados, as portas de correr podem variar de posição, indica especialista
A arquiteta Cláudia Milan concorda que as prateleiras podem ser usadas em qualquer ambiente, seja residencial ou corporativo, e podem assumir uma característica mais decorativa ou de organização. “Antes mesmo de projetarmos uma prateleira, devemos saber o que será colocado nela e sua função dentro do ambiente”, ensina.
Outra opção versátil são os nichos, que possuem características muito similares às das prateleiras. “Eu os uso mais quando pretendo dar ênfase para o que será guardado dentro dele, como uma coleção de livros ou DVDs. No caso de o cliente querer mais destaque ainda para o móvel e objetos nele guardados, costumo fazer o nicho de uma cor que dê contraste com a cor da parede”, revela Cláudia.
Uma forma de não errar é saber exatamente para que aquela prateleira ou nicho será usado e não colocar uma quantidade exagerada de objetos, de modo que se consiga manter sua organização.
Para os diversos ambientes e funções existem medidas aproximadas que podemos seguir para nos ajudar na hora da organização. Segundo Cláudia, em um closet, por exemplo, podemos deixar um vão entre prateleiras de 16 a 20 centímetros para pilhas de roupas. Roupas de cama pedem uma medida maior, entre 20 e 30 centímetros. Com sapatos, a medida deve ser 19 centímetros.
Em tempos de reciclagem, de criação de ambientes sustentáveis, está em alta aproveitar até caixotes de feira
Na cozinha, copa ou despensa podemos ter prateleiras para:
Pratos, copos e xícaras – com 30 cm de profundidade e 20cm de altura;
Mantimentos – 32 cm de profundidade e de 25 cm a 30 cm de altura;
Eletrodomésticos: 32 cm de profundidade e 42 cm de altura;
Cláudia lembra outra questão muito importante a ser observada é a altura em que o móvel será instalado:
2 metros – para itens de pouca utilização;
1,65 m – para itens de utilização razoável;
1.50 m – para ficar acessível à visão;
1,30 m – para itens de uso frequente;
0,90 m – para itens de uso frequente;
0,45 m – para itens de pouca utilização
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário