sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Veja como decorar o quarto no estilo montessoriano

Deixe seu filho livre para explorar o ambiente e os objetos que estão ao seu alcance

Você já ouviu falar no método de ensino montessoriano? Ele foi desenvolvido, implantado e divulgado mundialmente pela educadora e médica Maria Montessori, que nasceu na Itália em 1870 e morreu em 1952 na Holanda.

Aos 25 anos, ela começou a se dedicar ao estudo de crianças portadoras de deficiências que, na época, eram excluídas do convívio social. A síntese de suas ideias sobre educação foram difundidas na escola criada por ela em um bairro de operários chamada “Casa dei Bambini”, onde aplicou seu sistema de ensino, contrariando os procedimentos tradicionais da época.
Neste tipo de decoração, o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto (Fotos: Divulgação)
O método Montessori foi um dos primeiros modelos pedagógicos que tiveram como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais. Ela entendia que toda criança é um ser particular, qualitativamente distinto do adulto, dotado de maravilhosas energias latentes e com grande capacidade de auto-desenvolvimento.
Filosofia do método
Segundo Fabiana Aparecida da Silva Lacerda, diretora pedagógica Escola Irmã Catarina de São Caetano (SP), que utiliza o método, fazem parte da filosofia a aceitação das diferenças individuais, sejam elas físicas, ambientais, intelectuais e emocionais; deixar o educando livre para que ele possa, através de experiências e vivências diárias, se auto-educar e auto-disciplinar-se; priorizar a necessidade de cada um de ser ele mesmo, além do respeito ao ritmo normal da criança e às suas potencialidades.
A decoração deve ser, de preferência, minimalista, para que a criança explore cada objeto e desenvolva a concentração
Como compor o quarto
Fabiana explica que o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente, explorando as coisas que estão ao seu alcance.
“O mais importante é que o quarto precisa estar em constante transformação, seguindo os interesses e as mudanças da criança, por isso, a tendência é não colocar nada fixo, com exceção do guarda-roupa”, explica a educadora.
A decoração deve ser, de preferência, minimalista, para que a criança explore cada objeto e desenvolva a concentração. “Todos os móveis devem proporcionar o desenvolvimento do esquema corporal, principalmente na descoberta dos órgãos dos sentidos localizados no rosto, permitindo exercícios fisionômicos interessantes e muita criatividade”, orienta.
O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha para que a criança tenha mais independência para deitar ou levantar
O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha para que a criança tenha mais independência para deitar ou levantar. Deve existir um espaço chamado cantinho da beleza, com a colocação de uma penteadeira com banqueta e espelho, pente, perfume, grampos e presilhas para estimular cuidados pessoais.
Dependendo da idade da criança esses objetos devem ser lúdicos ou manuseados sob a supervisão dos pais. “É importante também a criança ter uma boneca com banheira para estimular a higiene corporal e o reconhecimento do corpo”, ensina.
Os objetos favoritos devem estar ao alcance das mãos e fotos, quadros e livros à altura do seu olhar. “É bom ter uma mesa de artes para pintura, desenho e massa de modelar. Além disso, pode ter murais com fotos da família, imagens do dia a dia, animais ou fotos de ocasiões especiais”, sugere Fabiana.
Organizadores de plástico são baratos, fáceis de limpar e podem ser empilhados ou colocados na altura das crianças. Dessa forma, a criança participa da arrumação dos brinquedos e escolhe onde posicioná-los. Eles ajudam a valorizar mais os brinquedos, ao contrário das caixas onde normalmente são “jogados”, porque cada um deve ter seu espaço.
Os objetos favoritos devem estar ao alcance das mãos das crianças e fotos, quadros e livros à altura do olhar delas
Além disso, valorizam o processo de escolha da criança em relação ao que ela vai brincar. Os brinquedos não ficam “perdidos no espaço” ou escondidos, ela sabe onde está cada um e consegue escolher, decidir e construir melhor suas brincadeiras. Também pode ser montado um cantinho da música e outro para a leitura. “Essa atitude estimula a concentração e senso de organização”, diz a diretora pedagógica.
O quarto também pode ter um mural de feltro, comprado em livraria, para a criança contar historinhas ou pregar qualquer coisa que tenha velcro atrás. As figuras podem mudar ou podem ser números, letras, formas e personagens. Ao contrário do quadro com peças de ímã, que podem ser engolidas, esse não tem perigo porque é só tecido, velcro e figuras de material emborrachado.
Fonte: Zap Imóveis 

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