Aplicativos e softwares dão aquela mãozinha para planejar obra, reforma ou decoração
Para montar um piso com ladrilhos de cores e padrões variados, a designer Maísa Valentini recorreu a um aplicativo que simula a composição das peças
Na hora de construir ou decorar, o primeiro impulso é pegar lápis e papel para desenhar esboços e anotar ideias. Mas, para tirar os projetos do papel, é melhor recorrer à tecnologia na palma da mão.
Com a popularização dos tablets e smartphones, a cada dia surgem novos aplicativos, inspirados nos softwares usados por profissionais de arquitetura e design de interiores, com interfaces intuitivas e de fácil manuseio. Há, também, programas de computador bastante acessíveis.
“Ferramentas digitais são úteis para se ter uma ideia sobre um processo ou produto, mas somente um profissional pode assegurar o projeto e alertar sobre variáveis que interferem no resultado.”
Layane Nunes, arquiteta.
As ferramentas digitais ajudam em diversas etapas do planejamento da obra e são muito bem-vindas quando o assunto é decoração.
Um clique ali, uma arrastada de dedo pra lá e pronto: dá para evitar o desperdício de tintas e revestimentos, verificar a potência de aparelhos de ar condicionado para cada ambiente, calcular a quantidade de lâmpadas em um projeto luminotécnico, testar um novo móvel no espaço sem precisar comprá-lo, achar lojas de decoração, localizar imóveis para vender ou alugar – e até mesmo realizar a proeza de nivelar um quadro na parede.
Aproximação
Muitos apps são criados por empresas e fabricantes para aproximar o consumidor da marca. “Temos tido um ótimo feedback, tanto de arquitetos quanto de consumidores que usam o aplicativo Suvinil Cores”, afirma Ana Claudia Pugina, gerente de propaganda e promoção da marca de tintas.
A ferramenta ajuda o consumidor e torna a escolha da cor um processo simples e prazeroso, além de levar para o usuário conteúdos relevantes sobre o assunto, valorizando a marca.
Segurança
Os aplicativos Smart Tools, MagicPlan e Revoluz são indispensáveis na rotina da arquiteta Layane Nunes, professora de Arquitetura da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Unicesumar.
Ela explica que os apps agilizam o trabalho e asseguram tarefas relacionadas à medição de áreas, cálculo luminotécnico e elaboração de planta.
“Eles podem ser usados como ferramenta de trabalho eficiente no dia a dia dos profissionais, mas também são um suporte rápido para os leigos que querem se inteirar do assunto e adquirir maior segurança ao planejar detalhes da obra”, observa a arquiteta.
Facilidades
Antes mesmo de marcar a data do casamento, a designer de acessórios Maísa Valentini e o noivo já se dedicam à reforma da futura casa. O casal planeja cada detalhe com uma mãozinha da tecnologia.
“Seremos os primeiros moradores da casa, mas estamos ajeitando muita coisa para que fique com a nossa cara”, diz Maísa. Para customizar o piso da cozinha com um patchwork de ladrilhos, eles encontraram, no site de uma loja, um simulador que permite visualizar a combinação de peças. “Ficamos mais seguros para escolher”, ressalta.
Antes de aplicar os ladrilhos, o casal utilizou um programa de cálculos do site da empresa Telhanorte para saber a quantidade de argamassa e rejunte necessários, evitando o desperdício de materiais.
Maísa conta que fica atenta às novidades e tendências em design de interiores pelas atualizações do aplicativo Houzz, recheado de imagens para inspirar quem busca ideias para decoração.
Mãos à obra
Softwares e apps para construção e decoração
Softwares e apps para construção e decoração
• Cálculo de pisos e revestimentos: A Telhanorte oferece o programa Cálculo de Pisos & Revestimentos em seu site oficial, que ajuda a calcular a área que será coberta por pisos e revestimentos, determinando a quantidade de peças, argamassa e rejunte.
• Tintas: O Suvinil Cores auxilia na escolha das cores, faz os cálculos de quantidade de tinta para determinada área e traz dicas para quem deseja pintar o ambiente sozinho. Tem espaço para perguntas e respostas. Disponível para download gratuito no Google Play.
• Planta: O MagicPlan tira a medida e desenha a planta dos cômodos através de fotos. Basta se localizar no centro do ambiente e tirar fotos em 360º. A ferramenta cria o desenho da planta sem a necessidade de retirar os móveis. Ideal para reformas. Disponível para download gratuito no iTunes.
• Alinhamento: O iHandy Level é uma espécie de prumo digital que permite fazer o nivelamento de superfícies e objetos, como posicionar um quadro na parede ou instalar uma prateleira. Fácil de usar, necessita que o usuário calibre o “prumo” antes de aplicar. Disponível para download gratuito no Google Play.
• Decoração: Com o Mydeco, basta tirar a foto do cômodo a ser mobiliado e adicionar qualquer uma das 500 peças de mobiliário em 3D disponíveis no programa. A peça escolhida pode ser movida e girada livremente até se encaixar melhor no espaço desejado. Os ambientes montados podem ser compartilhados nas redes sociais. Disponível para download gratuito no iTunes.
• Design: O Houzz Interior Design Ideas é uma enciclopédia virtual de ideias de decoração, com mais de 150 mil sugestões separadas por cômodos. Permite compartilhar as inspirações nas redes sociais. Disponível para download gratuito no Google Play.
• Guia: O Guia da Casa auxilia na busca de acessórios, móveis ou profissionais de decoração. Fornece endereços e telefone de lojas e estabelecimentos que estejam mais próximos do usuário em todo o Brasil. Ao selecionar alguma loja buscada, é possível adicioná-la aos favoritos, traçar rotas, ligar, enviar e-mail ou compartilhar nas redes sociais. Disponível para download gratuito no site iTunes.
• Ferramentas: O Smart Tools tem cinco aplicativos para medir comprimento, ângulo, inclinação, distância, altura, largura e área. Calcula níveis de som e vibração do ambiente. Também funciona como bússola, detector de metais, GPS, lanterna e lupa. Download por R$ 4,99 no Google Play.
• Luminotécnica: O Revoluz é o primeiro aplicativo de cálculo luminotécnico para iPhone e iPad do Brasil. Permite calcular a quantidade ideal de luminárias em cada projeto, saber qual a distribuição ideal das peças e outros detalhes. Traz o catálogo de produtos, localização dos distribuidores e atualização de notícias. Disponível para download gratuito no Google Play.
• Philips Lighting Apps: A Philips tem uma série de aplicativos para iPhone, iPad e Android sobre iluminação. Dá para assistir vídeos e tutoriais, fazer cálculos para economizar energia, visualizar a distribuição de lâmpadas e outros. Todos são gratuitos e podem ser baixados no site da loja.
• Ar condicionado: Arterapia da LG é um simulador de capacidade de ar condicionado para medir a quantidade de energia necessária para cada ambiente e escolher o aparelho ideal. Disponível para download gratuito no Google Play.
• Geolocalizador de imóveis (foto): O aplicativo do Grupo Gonzaga, de Curitiba, possibilita encontrar imóveis disponíveis em um raio de até 1km do usuário. Quando acionado, exibe um mapa que indica o endereço dos imóveis e, para cada um deles, uma ficha técnica idêntica à encontrada no site da imobiliária, com informações e fotos da unidade. Gratuito, está disponível para download nas versões iOS e Android pelo site do Grupo Gonzaga, pela App Store ou pelo Google Play.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário