O Refúgio São Chico, projeto do arquiteto Luciano Andrades, do Studio Paralelo, alia contemporaneidade e leveza
Um verdadeiro refúgio de tranquilidade e convívio direto com a natureza. Localizado em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre, o Refúgio São Chico é rodeado pela mata nativa preservada, que acaba ficando emoldurada pelas aberturas em madeira.
A casa é composta por duas caixas retangulares de texturas diferentes. O lado em material metálico abriga a área íntima: duas suítes em cantos opostos. Na outra caixa, feita em madeira e vidro, ficam a área social e de serviço. O deck em madeira, que fica sobre a mata, atravessa o meio da casa, exercendo as funções de acesso, hall e varanda.
As fundações com blocos de concreto mantêm a estrutura, compensam o desnível do terreno e também ajudam a afastar a casa da umidade. A estrutura metálica e as paredes em gesso e madeira são ideais para o clima frio da serra gaúcha, pois oferecem controle da temperatura.
Tradição renovadaPara Luciano Andrades, arquiteto do Studio Paralelo e responsável pelo projeto, o grande diferencial do Refúgio São Chico está no manejo dos materiais tradicionais aplicados num desenho contemporâneo. “Madeira e chapa ondulada sempre estiveram presentes nas casas, galpões agrícolas e industriais que os imigrantes europeus construíram no Rio Grande do Sul. Até mesmo a estratégia de elevar a casa do solo, afastando-a da umidade, o que os italianos resolviam com um pilar de madeira, utilizamos nesse projeto. Nossa intenção é mostrar que é possível conjugar materiais tradicionais com tecnologia construtiva num desenho contemporâneo”, explica.
Steel FrameA construção steel frame (ou a seco) é um processo industrializado de construção civil. “Esse é um método construtivo que proporciona total controle sobre os materiais, ausência de resíduos, rigor, precisão e fidelidade ao projeto. Somada a isso, a flexibilidade que o sistema proporciona reduz consideravelmente o tempo de execução da obra”, garante Andrades.
Fonte: Pense Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário