Atualmente, boa parte dos brasileiros vive em apartamentos. Mas, isso não significa que, por conta do espaço compacto, as pessoas deixaram de conviver com as plantas e flores.
Os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert da Maier&Ale Paisagismo dão dicas de como adaptar as espécies verdes a varanda.
Em primeiro lugar, os profissionais ressaltam que para a escolha das plantas deve-se levar em conta que elas sejam resistentes ao vento, com folhas mais grossas, pois devido à altura, plantas colocadas em varandas são suceptíveis à forte ação do vento.
Também é necessário prestar atenção na ensolação do local, se predomina meia sombra, sombra completa ou bate sol. Ao contrário de jardins, onde as plantas são plantadas diretamente na terra, as plantas de varandas são colocadas em vasos e por isso deve-se atentar para que suas raízes não sejam maiores que a capacidade do vaso, pois caso isto ocorra, a planta é sufocada.
Um tamanho ideal de vaso seria com a boca de 50cm de diâmetro e além da terra, recomenda-se cobrir com pedras brancas palha e cinza para irrigação, além de casca de árvore.
Maier e Alexandre também aconselham a fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.
Existem algumas plantas que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.
Ultimamente existe a tendência de cultivar em casa pequenas hortas de ervas aromáticas, mas os paisagistas advertem que ervas não suportam bem a ação do vento e não são adequadas para o cultivo em apartamentos.
Para garantir que as plantas sigam saudáveis e tenham longevidade os paisagistas dizem que não se pode esquecer das regas, adubagem e ao combate às pragas que deve ser realizado de forma manual.
Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco,namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais disfrutada pelos habitantes da casa e suas visitas.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário