quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Arquiteta realiza o sonho dos pais numa reforma mais do que especial

O ambiente social da casa passou por interferências para adequar as dependências aos novos interesses dos moradores, que gostam de receber amigos em encontros animados


Arquiteta realiza o sonho dos pais numa reforma mais do que especial Mariana Boro/Divulgação
O lounge que PROMOVE A INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS abraça a mesa de sinuca preta, o centro das atenções, juntamente com as estantes laterais que exibem a coleção de troféus do patriarca. O piso cerâmico lembra o mármore travertinoFoto: Mariana Boro / Divulgação
O sonho da mãe da arquiteta foi o impulso motivador para a realização deste projeto. Tudo começou a partir de um check-list que continha os desenhos, entregues num papel pela mãe à arquiteta Ana Trevisan com uma frase escrita: "Que sonho, vai ficar lindo hein filha!"
O trabalho basicamente envolvia a reforma da área social — área gourmet, living e serviço — da residência de 110 metros quadrados, localizada na parte continental de Florianópolis.
— Queríamos tornar este espaço o lugar da casa mais aconchegante para receber a família e amigos com todo o conforto e funcionalidade, já que são frequentes e animadores os encontros — ressalta a filha e profissional que tratou de atender os desejos dos pais — principalmente a mãe — nos mínimos detalhes.
O ambiente passou por uma reestruturaçãopara adequar as dependências aos novos interesses e necessidades dos moradores. Ficaram apenas os pilares e vigas. Algumas vigas por estarem muito baixas não puderam ser escondidas. Então, segundo Ana, foram assumidas no contexto do ambiente e até serviram como base para as sancas.
No espaço gourmet totalmente integrado ficaram distribuídos quatro ambientes: a churrasqueira com bancada funcional e apoio para convidados; a mesa de refeições que comporta 10 lugares; um lounge que promove a roda de bate-papo entre as pessoas; e por fim a mesa de sinuca preta, com estantes laterais que exibem a coleção de troféus do patriarca da família.
— O projeto cosmopolita buscou trazer para os espaços as memórias da família, bem como o aconchego dos materiais e a sofisticação das cores utilizadas.

NECESSIDADES ATENDIDAS As mudanças principais deste projeto feito de filha para pais partiram da área de serviços, que foi diminuída para ganhar mais espaço na suíte existente. Com isso surgiu um novo lavabo para a área social.
Segundo a arquiteta, o living e espaço gourmet continuaram no mesmo formato, mas ganharam acabamentos e mobiliários novos. No quesito cores, predomina a base neutra com tons de off-white, que remetem à gama de bege. No mobiliário, tons de marrom e preto conferem leveza e sofisticação. A madeira proporciona o aconchego e o requinte ao ambiente social.
Todo o espaço recebeu revestimento de teto em gesso, o que possibilitou distribuir a iluminação e criar cenários destacando detalhes dos ambientes.
A lavanderia foi toda replanejada para os serviços diários, acomodando no local dois tanques, máquina de lavar, varais, armário para guardar objetos pouco utilizados, mesa de passar e geladeira.

 
Mobiliário funcional explora as linhas retas nos tons amadeirados. Os baús no centro do lounge servem como mesas de centro e lateral, e ainda para GUARDAR MEMÓRIAS E JOGOS DE DIVERSÃO. Poltronas arredondadas são as vedetes do espaço, em fibra natural com pés de madeira
Foto Mariana Boro, Divulgação
 
A churrasqueira recebeu REVESTIMENTO COM TIJOLOS CERÂMICOS, devidamente impermeabilizados 
Foto Mariana Boro, Divulgação
 
O projeto de som também foi pensado na reforma. O LIVING SOB A ESCADA, por exemplo, recebeu equipamentos adequados para o home theater
Foto Mariana Boro, Divulgação
 
Na escada, degraus de madeira contrastam com o revestimento cerâmico da parede que LEMBRA AS CAIXARIAS DE CONCRETO na cor off-white. Iluminação com balizadores valorizam toda a extensão do acesso
Foto Mariana Boro, Divulgação
A PROFISSIONALAna Trevisan - Arquitetura e Paisagismo
Arquiteta Ana Luiza Trindade Trevisan
(48) 3371-0104
arqanaluiza@gmail.com


Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário