Na falta de espaço, vãos de escadas podem ser aproveitados para manter a organização da cozinha (Fotos: Divulgação)
Muitos prédios novos oferecem cozinhas pequenas, fato que muitas vezes se traduz como uma frustração para os moradores que gostam de preparar receitas neste ambiente da casa. No entanto, há uma saída para driblar a falta de espaço neste cômodo.
Compartimentos escondidos servem como esconderijos para itens que são fundamentais na cozinha.
Espaços vazios podem ser reaproveitados e alguns móveis conseguem realizar “truques” que otimizam o espaço nesta área da casa e também evitam que haja bagunça.
Gavetas abertas ajudam a manter a boa visualização dos mantimentos, além de evitarem que eles fiquem empilhados
“O problema da falta de espaço pode ser resolvido com uma boa marcenaria”, diz a especialista em organização Ingrid Lisboa. Cada canto da cozinha deve ser aproveitado, mas com a preocupação de sempre harmonizar a decoração.
Armários - Portas de armários podem esconder o que há lá dentro, mas sem a necessidade de empilhar todas as panelas ou mantimentos.
Com gavetas abertas, os armários comportam dentro deles todos os utensílios de maneira organizada. Portanto, mesmo que a porta seja aberta na frente da visita, não causará espanto com a bagunça de um item sobre o outro.
As portas dos armários também se mostram como ótima opção para estocar alguns itens. Medidores de alimentos, por exemplo, podem ficar pendurados do lado de dentro, sempre de forma organizada.
“O ideal é que a despensa fique em uma posição entre os olhos e a cintura, para que os mantimentos possam ser visualizados sem dificuldade”, afirma Ingrid.
A especialista explica que quando os alimentos são armazenados em armários baixos, as chances de desperdício aumentam.
“Se os mantimentos estiverem em locais onde é preciso agachar para pegá-los, é possível que eles estraguem, pois é comum que as pessoas peguem o alimento que estiver mais à frente”, garante a profissional.
Para guardar utensílios que são poucos usados no dia-a-dia, Ingrid recomenda que se crie categorias. “Itens que são utilizados no inverno, como panela de fondue e raclete, podem ser guardados no mesmo lugar”, sugere.
Escada - Se o imóvel tiver uma cozinha agregada com a sala, passando por baixo de uma escada, este vão também pode ser aproveitado. “O espaço não precisa ficar morto”, lembra Ingrid.
Mesa - Mesas retráteis ajuda na circulação da cozinha, já que quando não estão sendo usadas podem ser recolhidas.
Artigos de limpeza - De acordo com a especialista em organização, não é aconselhável colocar alimentos e produtos de limpeza no mesmo armário. Portanto, um armário onde caibam a vassoura, rodo e outros itens já organizam a cozinha e protege os mantimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário