quarta-feira, 10 de abril de 2013

Câmara de construção lança guia da nova norma de edificações

A Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lançaram nesta quarta-feira (10) um guia sobre a norma de edificações NBR 15.575, que passará a valer em 19 de julho deste ano.


A norma institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como acústico, térmico e de iluminação. Além disso, define a durabilidade de uma edificação em diversos sistemas, como de estrutura, paredes, revestimento e pisos. O guia, com 296 páginas, está disponível para consulta e download no site da Cbic.
Victor Moriyama/Folhapress
Norma de qualidade valerá a partir de julho
A norma é dividida em seis partes: uma de requisitos gerais da obra e outras cinco referentes aos sistemas que compõem o edifício (estrutural, de pisos, de cobertura, de vedação e sistemas hidrossanitários).
Para cada um delas a norma estabelece critérios de qualidade e os procedimentos para medir se os sistemas atendem aos requisitos.
Para a discussão, que era pública, participaram entidades do setor de construção, como o SindusCon (sindicato de construção) e o Secovi (sindicato de habitação), além de incorporadoras, bancos, construtoras e institutos de pesquisas, como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Não houve a participação de entidades de defesa do consumidor.
Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário